Julian Germain – Sala de aula: retratos do mundo


Sala de aula em Belo Horizonte, aula de matemática, 6ª série.

Sala de aula em Belo Horizonte, aula de matemática, 6ª série.

Nascido em Londres em 1962, Julian Germain tornou-se interessado em fotografia na escola. Ele publicou vários livros, sendo seu primeiro livro, “Steel Works” (1990), em que utilizou uma combinação de suas próprias fotografias ao lado de imagens e fotos de várias fontes, incluindo álbuns de família.
Desde 1995 o artista vem trabalhando com artistas brasileiros, como Patricia Azevedo e Murilo Godoy sobre uma série de fotografias em que os projetos são concebidos como colaborações e executados com grupos tais como: crianças de rua e favelas, que produza o imaginário em si. No Brasil, publicou em 1998 o livro “O mundo maravilhoso do futebol” e “O olho da rua”, publicação esta que apresenta o imaginário coletivo de grupos marginalizados diretamente para o público, na forma de cartazes, jornais e folhetos distribuídos nas ruas da cidade brasileira de Belo Horizonte. Veja uma entrevista dele aqui a respeito deste trabalho.

 

Um dos trabalhos mais interessantes do fotógrafo com relação a educação é o projeto Classroom Portraits (2004-2012), um projeto global sobre educação, apresentando salas de aula de várias partes do mundo.

“— Eu nunca digo a eles como eu quero que eles pareçam. Não é fácil, exige muita concentração minha e deles, mas é fascinante e tenho certeza que eles compreendem a importância desse momento” revelou o artista.

 

  Escola de St Louis, USA Escola de St Louis, USA Escola em Kano, Nigéria Escola em Tóquio, Japão  Escola em Cusco, Peru

 Germain vive e trabalha em Northumberland no Reino Unido, mas percorreu mais de 20 países e 450 escolas, ao longo de nove anos,  a maioria das vezes no intervalo de outros trabalhos. Nessa obra, o artista reune 87 desses momentos, dois deles no Brasil, ela impressiona por suas semelhanças e diferenças encontradas em diferentes regiões percorridas pelo fotógrafo.

JulianGermain

Fonte:

http://www.juliangermain.com/biography.php

http://www.publistorm.com/as-classes-do-mundo/


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Julian Germain – Sala de aula: retratos do mundo