Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistências, de Taís Ritter Dias e Luciana Gruppelli Loponte


Resumo: Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos – disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação – que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.

Palavras-chave: estudos de gênero; ensino de artes visuais; feminismos.

Gender and Art Education: Challenges, Pitfalls, Resistances

Abstract: This paper originates from a concern raised by the lack of academic research articulating gender studies and art education. To rub and problematize the silence that surround this theme, we made three movements. We begin by contextualizing some impasses that have repeatedly removed the gender discussion of Art, as a school discipline; next, we analyze some papers – available in the annals of two important events in the area of art and education – that deal with the theme; in this analysis, we use the concepts of gender, power and resistance, seized from authors linked to poststructuralism, aiming to point out some of the challenges posed by these papers. In the last movement, we outline some feminist interventions, allowing such discussions to proliferate in the teaching of art.

Keywords: Gender studies; Art education; Feminism.

DIAS, Taís Ritter; LOPONTE, Luciana Gruppelli. “Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas
e resistências”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 27, n. 3, e56280, 2019

Confira o artigo completo aqui.

Imagem em destaque: Rosangela Rennó,Espelho Diário [Fragmento], 2001. Para saber mais sobre o tema clique aqui.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>