Hicham Benohoud – Tudo acontece em uma sala de aula


34

Tudo acontece na série de fotos “La salle de classe” (A sala de aula), do artista e professor de arte Hicham Benohoud. Como o artista e professor,  ele não introduz elementos externos na hora das fotos, criando situações estranhas com papel kraft e outros materiais presentes na própria sala de aula.

Durante as fotografias, os outros alunos que não participam da encenação continuam trabalhando em suas classes. Se eles gostam do momento da encenação, não se sabe, eles têm pouco interesse na resolução de imagens que podem coincidir com a sua apreciação ou a expectativa cultural do “retrato bonito”. O trabalho meticuloso de Hicham Benohoud em sua sala de aula chama atenção pela vida cotidiana que emerge dessas imagens e pelo poder da imaginação em ação.

Segundo o artista: “Minha intenção era fazer uma crítica à pressão que sofremos no Marrocos, desde a sociedade, a política e a religião. Todo esse peso, que estava latente em meus alunos e em mim, pode se ver com certa violência nas fotografias. Como as fronteiras entre política e religião não estão claras, eu queria fazer uma denúncia que não fosse explícita, deixando o lugar de interpretação para quem observa as fotografias.“ (Tradução livre. Fonte).

Além das fotografias, o artista produz pinturas, vídeos e instalações. Trata das questões de identidade, política, família, religião, estruturas hierárquicas nasociedade e também da crise cultural no Marrocos. Hicham Benohoud nasceu em 1968. Vive e trabalha em Casablanca e Paris e trabalha como professor de desenho. Ele recebeu vários prêmios, como o « Visa pour la Création », em 2006 (Cultures France) e “Galerie d’essai” , em 2000 (Rencontres Photographiques d’Arles).” Já expôs no Centre Pompidou (2005) e Grand Palais (2008), de Paris.

 

Série de fotos La salle de classe.

33 30 18 12 3 2

Vídeo com obras do artista: https://www.youtube.com/watch?v=ED5yD32xZ9Y

Outros sites de interesse: http://www.galerievu.com/series.php?id_photographe=4

SOBRE O ARTISTA:

Nascido em Marraquexe (Marrakech), em 1968. Site: http://www.hichambenohoud.com/

hbb