O Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS, disposto na Portaria nº 8452, de 14 de novembro de 2014, estabelece como devem ser realizados os procedimentos de empréstimo domiciliar, renovação e reserva.

 

Consulta

Qualquer pessoa pode frequentar a Biblioteca e consultar localmente o seu acervo, independentemente da existência de vínculo com a Universidade.

O acervo eletrônico, disponível pelo SABi, Portal de Periódicos da Capes e bases de dados, também pode ser acessado pelo público em geral, desde que o acesso seja feito a partir da UFRGS.

A Biblioteca disponibiliza computadores para esse tipo de acesso.

Empréstimo

– Apenas os alunos, professores e servidores técnico-administrativos com vínculo ativo com a UFRGS podem usar o serviço de empréstimo domiciliar.

– Para realizar o empréstimo domiciliar é obrigatória a apresentação do cartão de identificação da UFRGS. A primeira via do cartão é gratuita e deve ser solicitada na Central de Identificação, localizada no Anexo I, no Campus Centro.

– O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível. Recomenda-se que ele não seja emprestado em nenhuma hipótese. É de inteira responsabilidade do titular do cartão o uso que deste for feito.

– Por padrão a senha a ser usada na Biblioteca, no momento do empréstimo, é a data de aniversário do titular do cartão, com oito dígitos. Essa senha pode ser modificada através do Portal do Aluno ou do Servidor, na opção SENHAS > SABI (Biblioteca). A senha do SABi é específica para uso nas bibliotecas da UFRGS, sendo portanto diferente da senha do Portal do Aluno ou do Servidor.

– Os prazos de empréstimo variam de acordo com o status de cada obra, que é estabelecido pela Biblioteca. No geral, o status é semanal, ou seja, as obras são emprestadas por sete dias, renováveis.

– O prazo de empréstimo deve ser conferido no momento do empréstimo no balcão da Biblioteca, sendo de inteira responsabilidade do usuário a sua observância.

– Nem todos os materiais do acervo da Biblioteca estão disponíveis para empréstimo. Algumas coleções são de consulta local apenas.

Renovação

– Itens emprestados podem ser renovados.

– Não é necessário comparecer à Biblioteca para renovar itens. O procedimento pode ser feito pelo próprio usuário na internet, através do SABi, na opção Empréstimos/Renovações.

– Renovações também podem ser feitas pelo aplicativo UFRGS Mobile. Mais informações sobre esse aplicativo podem ser obtidas aqui.

– Não há limite de renovações para um item.

– Renovações não são possíveis quando:

  • um item foi reservado por outro usuário;
  • um item está atrasado; atraso na devolução de um item também impede a renovação de quaisquer outros itens que estejam com o usuário;
  • o usuário possui débito com o Sistema de Bibliotecas maior que R$ 5,00;
  • tenta-se renovar um item no mesmo dia em que ele foi emprestado;
  • tenta-se renovar um item no intervalo das 23h30 às 4h;
  • o item emprestado tem status de consulta local;
  • o vínculo com a UFRGS esteja prestes a expirar ou já tenha expirado.

Reserva

– Após pesquisar por um item e verificar que todos os exemplares estão emprestados basta clicar em Reservar no lado esquerdo da tela.

– Quando o item reservado for devolvido à Biblioteca, o sistema enviará automaticamente um e-mail avisando o usuário da disponibilidade do item.

– A reserva fica disponível no balcão da Biblioteca pelo prazo de dois (2) dias úteis. Se após esse período o usuário não retirar o item reservado, a reserva será cancelada e o item retornará ao acervo, salvo no caso de haver outra reserva pelo mesmo item.

– Usuário com débito maior de R$ 5,00 ou item em atraso não pode reservar itens até regularizar a sua situação.