HISTÓRICO

A Escola Superior de Educação Física da UFRGS, como era chamada até janeiro de 1996, iniciou oficialmente suas atividades no dia 06 de maio de 1940, mas somente no ano de 1943 foi feita a primeira referência à biblioteca no seu regulamento.

Ceme – Instalações (10183/98744)

Em 1945 a biblioteca foi incluída na estrutura e constava como bibliotecário, Lisarb Coelho, professor auxiliar de voleibol. Em 1945, foi criada a Associação dos Especializados em Educação Física e Desportos (A.E.E.F.D), entidade de âmbito estadual, que começou a organizar sua pequena biblioteca e recebeu o nome de Edgar Sperb.

O nome foi escolhido para prestar homenagem póstuma ao médico Edgar Luís da Silva Sperb que, concluiu o curso de especialização em medicina da educação física e dos desportos e fundou o Centro Acadêmico da ESEF. Sperb também era conhecido pelos artigos esportivos que escrevia nos jornais da cidade.

A inauguração da biblioteca ocorreu em 28 de outubro de 1946, na sede da A.E.E.F.D., localizada na Rua Duque de Caxias n.º1195, no Palácio dos Esportes em Porto Alegre. Apesar de muitos professores contribuírem para o desenvolvimento da Associação, a biblioteca da ESEF ainda não estava totalmente estruturada. Havia somente uma sala destinada à biblioteca, no início dos anos 50 em dez anos após a fundação da Escola, mas era frequentemente utilizada para a realização das reuniões da congregação e sessões do corpo docente.

No início da década de 70, a ESEF – que era uma escola estadual- passou a integrar-se ao Governo Federal via decreto n.º997 de 21 de outubro de 1969. Com a federalização, foram criados cargos no quadro permanente do Ministério de Educação e Cultura, entre esses dois cargos de bibliotecários.

Em 1971, a A.E.E.F.D. mudou sua sede para a ESEF e fez doação de livros e outros materiais à escola, ocorrendo então a junção da biblioteca da associação com a da ESEF, mantendo a biblioteca o nome de Edgar Sperb.

PIONEIROS(AS)

– Primeiras bibliotecárias: Ivone Palhares de Mello, Elvira Barcelos Sobral.

– Primeiros funcionários: Ilza Terezinha Bom, Paulo Roberto Alves da Fontoura Rodrigues, Maria de Fátima Gonçalves Soares.

Outras bibliotecárias que passaram pela biblioteca da ESEFID ao longo do tempo:

Renate Sindermann; Maria Helena Candella, Paullete Golbert e Angela Lacerda Leão, Rosalia Pomar Camargo, Ivone Job, Naila Touguinha Lomando, Elaine Corrêa, Andreia Postal, Raquel Guimarães.

Em 20 de agosto de 1986, a biblioteca foi transferida para um prédio novo e contava com 170m² de área. Em 2000, a biblioteca foi ampliada para 401m².

Ao final de 2015 a ESEF passou a ser denominada Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança – ESEFID.