DataGramaZero de fevereiro de 2009 está disponível

Confira abaixo os artigos publicados no v.10, n.1 de fevereiro de 2009 da DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação.
Os documentos de amanhã: a metáfora, a escrita e a leitura nas narrativas em formato digital por Aldo de Albuquerque Barreto
Resumo: A produção da informação se processa hoje como uma cultura de muitas vozes formando a narrativa intertextual. Neste artigo se fala e se compara no tempo atual os documentos lineares e os documentos digitais. Atualmente as tecnologias da informação estão definitivamente inseridas no contexto do pensamento e dos atos de informação. Os usuários agora com a web, podem se colocar frente ao grande arquivo da humanidade e navegar com instrumentos infinitamente mais corretos que os astrolábios de navegação marítima. Documentos digitais ampliam o acesso e a inclusão informacional e existe uma explicação econômica e uma explicação de proximidade da informação para indicar que os documentos de amanhã serão em sua maioria em formato digital. O artigo analisa como a escrita na internet subverte a estrutura da linguagem, pois agrega ao texto imagem, vídeo, som e outras condições que à aproximam da do pensamento do gerador e da oralidade.
Obsolescência da literatura sobre a Lei de Lotka por Rubén Urbizagástegui Alvarado
Resumo: Analisa a obsolescência da literatura sobre a Lei de Lotka produzida de 1922 a 2003. Embora a distribuição da idade da literatura acumulada sincronicamente parece produzir um processo de obsolescência exponencial não parece existir um padrão de obsolescência definido. Não obstante, o modelo que melhor expressa à obsolescência da literatura estudada é o modelo polinomial de quarto grau.

A descoberta científica para alguns autores clássicos do século XX por Carlos José Saldanha Machado

Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para a superação do déficit de conhecimento nacional nas ciências sociais e humanas sobre o fenômeno da invenção no campo científico. Trata-se de responder à questão de como se concebe uma idéia científica nova através da análise das obras de autores canônicos do Século XX das áreas da medicina, da psicologia, da matemática, da filosofia, da física e da divulgação científica. Na primeira parte, analisamos autores que compartilham de uma visão sócio-histórica sobre a singularidade do indivíduo/descobridor e sua relação com a problemática e desafios de seu tempo. Para esses autores a conclusão é de que a grandeza de uma obra deve ser procurada na grandeza da personalidade daquele que a constituiu. A psicologia singular do descobridor se estende à estrutura psicológica idêntica de uma comunidade de pensamento, da qual ela é a representante. Na segunda parte, os autores reunidos chegam à conclusão de que a descoberta ocorre no momento em que a idéia nova surge, sob a forma de uma iluminação. A iluminação é o fruto de uma inspiração individual, espontânea e involuntária, mas misteriosa. Concluímos o artigo qualificando todas as abordagens analisadas de modelo difusionista posto que estão alicerçadas na divisão entre o momento em que se elabora o novo e aquele em que o novo será admitido e reconhecido por todos. São abordagens que promovem uma concepção mentalista da criação, concepção oposta àquela desenvolvida pelos Social Studies of Science.
Sentidos de Clarice na exposição do Museu da Língua Portuguesa por Lucília Maria Sousa Romão
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo interpretar a exposição “Clarice Lispector – A hora da Estrela”, promovida pelo Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz em São Paulo, ao longo de meses no ano de 2007, observando não o visível, o diagnosticável, o reconhecível nas imagens de e sobre Clarice, mas justamente torcendo-as pelo avesso, estranhando o modo como o não-verbal foi recortado, deslocando sentidos do visível para a esfera do ausente.
Aplicando Algoritmos Genéticos na Recuperação de Informação por Edberto Ferneda
Resumo: O desenvolvimento dos Algoritmos Genéticos é baseado na teoria evolucionista de Darwin e nas descobertas sobre a reprodução humana e a genética. Este artigo apresenta uma forma de aplicação dos algoritmos genéticos em sistemas recuperação de informação na qual as possíveis representações de um mesmo documento são consideradas um tipo de “código genético” deste documento. As buscas realizadas pelos usuários é considerado o “meio ambiente” no qual os documentos estão inseridos. Nesse ambiente as diversas representações de um mesmo documento competem entre si na busca de uma descrição mais adequada para o documento. Diversos experimentos têm apresentado resultados prometedores na aplicação de algoritmos genéticos na recuperação de informação na Web .

Las motivaciones del voluntariado para ofrecer servicios de información especializados a personas con discapacidad visual por Celso Martínez Musiño e Ana Laura Mar González
Resumo: El objetivo general de esta investigación es identificar las motivaciones que un grupo de universitarias tuvo para interesarse en ofrecer un servicio especializado de información, subrayando que no provienen de alguna especialidad informacional. El objetivo particular es determinar el papel que juega la sensibilización como un elemento de la educación superior especializada, que produce profesionistas capaces de entender las necesidades específicas que surgen de condiciones particulares como la discapacidad visual. Para realizar esta investigación se utilizó la técnica de entrevista de grupo focal a una comunidad de estudiantes de psicología de la Universidad Pedagógica Nacional. Las las estudiantes entrevistadas señalaron que el prepararse para ofrecer servicios de información a personas con discapacidad visual no obedeció a que en su entorno hubiera un familiar o conocido con ese impedimento o por la obtención de alguna constancia con valor curricular, ellas coincidieron en que su motivación comenzó por la formación profesional recibida dentro de la universidad, pues esta las sensibiliza y les promueve la inquietud y el interés de acercarse como voluntarias para ofrecer servicios de información.

Para acessar aos artigos entre em: http://www.datagramazero.org.br