O seu grupo quer visitar a BC?

A equipe da Biblioteca Central recebe grupos que tenham interesse em realizar uma visita orientada, onde é apresentado o acervo da Coleção Eichenberg e o funcionamento da biblioteca, assim como o Laboratório de Conservação e Restauro – LACOR, sobretudo para alunos de cursos técnicos e graduação em Biblioteconomia.

Além disso, a Biblioteca participa anualmente do evento Portas Abertas, promovendo oficinas, saraus e atividades lúdicas para o público de escolas de ensino médio.

Laboratório de Conservação e Restauro

O LACOR é o setor responsável pelo cuidado com o acervo impresso da BC, portanto, faz um trabalho de conservação preventiva dos livros, mas também está preparado para situações adversas onde é necessário uma atuação mais incisiva para preservar o acervo.

Livro com costura na lombada. Sobre ele uma agulha e linha. Demonstração feita na visita orientada.
Reparo de livro mostrado na visita orientada

Na visita orientada são demonstrados alguns trabalhos de conservação, como pequenos reparos, controle de umidade etc, bem como os principais equipamentos utilizados no setor, que são:

Máquina obturadora de papel – Mop;

Mesa de higienização;

Mesa de umectação;

Multifuncional para água deionizada;

Prensas.

A fim de promover essas práticas, O LACOR criou um canal no Youtube. Lá são compartilhados vídeos sobre conservação, como higienização, costuras, acondicionamento etc.

Inscreva-se em LACOR BC/UFRGS.

Requisitos para agendar a visita orientada à BC

As visitas devem ser agendadas por e-mail ou telefone com antecedência mínima de 3 dias. Os grupos devem ter no máximo 8 pessoas, a fim de facilitar a visita e por questões de segurança. Dessa forma, grupos maiores serão divididos para atender a esse requisito.

No agendamento é necessário informar:

  • O objetivo da visita;
  • Origem do grupo;
  • Curso;
  • Outras demandas do grupo. Nesse caso, a BC avaliará os pedidos.

Consulte mais informações sobre a Biblioteca Central aqui.