O que é a Produção Intelectual da UFRGS?

A produção intelectual (PI) é constituída por publicações impressas ou digitais e manuscritos produzidos por docentes e técnico-administrativos vinculados à UFRGS.

Quem é responsável pelo registo da PI no SABi?

Cada Biblioteca da UFRGS é responsável pelo registro no SABi da PI da unidade à qual pertence, de acordo com as áreas do conhecimento, ou seja, o autor deve entregar sua produção à biblioteca setorial onde possui vínculo.

Assim, a Biblioteca Central (BC) é o órgão responsável pelo registro da Produção Intelectual (PI) dos órgãos da Administração Central da Universidade, conforme a estrutura administrativa apresentada na página da UFRGS, os quais são listados abaixo:

  • Reitoria;
  • Pró-Reitorias;
  • Conselhos Superiores;
  • Secretarias;
  • Procuradoria Geral e
  • Órgãos Suplementares.

Parte da produção intelectual da Administração Central é armazenada diretamente no Lume, caso dos Salões UFRGS. Consulte a equipe do Departamento de Processos Técnicos da BC para mais informações.

Patentes e Recursos Educacionais

A BC também é responsável pelo registro de patentes e recursos educacionais no SABi, entretanto os autores devem primeiramente entregar a produção nos locais a seguir:

  • As patentes devem ser enviadas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC), órgão responsável pelo trâmite junto ao INPI.
  • Os recursos educacionais devem ser enviados para a Coordenação Acadêmica da SEAD – Secretaria de Educação a Distância

Produção intelectual de servidores da UFRGS

A produção intelectual de servidores beneficiados pelo Programa de Incentivo Educacional da UFRGS deve ser encaminhada para a Biblioteca Central (BC). Veja abaixo as informações necessárias para a entrega.

Em 2017 foi realizado um acordo entre a BC e a Escola de Desenvolvimento da UFRGS (EDUFRGS) com o objetivo de registrar e armazenar a produção intelectual de servidores contemplados com a bolsa de incentivo. Assim, as produções acadêmicas geradas pela Universidade e aquelas produzidas pelos servidores públicos que nela trabalham, mesmo quando elaboradas em outras instituições de ensino, ficam armazenadas no Lume, o Repositório Digital da UFRGS.

Dessa forma, uma cópia do trabalho – artigo, trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese – em arquivo digital deve ser encaminhada para a Biblioteca Central (BC) pelo e-mail dpt@bc.ufrgs.br, com o assunto: “registro no LUME”. Além disso, um termo de autorização deve ser entregue pessoalmente, preenchido, impresso e assinado na recepção da BC, localizada no térreo do prédio da Reitoria.

A Biblioteca Central fará o registro no Sabi+ da produção intelectual de servidores e dará encaminhamento para a inclusão no Lume.