Acesso ao acervo

As informações sobre os acervos de todas as bibliotecas da UFRGS estão disponíveis no SABi+ Busca integrada, assim como o acervo da Biblioteca Central (BC), que é composto pelos livros da Coleção Eichenberg, livros da Editora da UFRGS, Coleção U – documentos produzidos pela administração central da Universidade e coleções online.
Abaixo seguem informações sobre consulta, empréstimo, reserva e renovação dos materiais do acervo da Biblioteca Central da UFRGS. Para outras informações, consulte o Regulamento de Circulação de Coleções do SBUFRGS ou entre em contato com a BC.

Quem pode consultar o acervo?

Qualquer pessoa pode fazer consulta local aos acervos impressos e eletrônicos da Biblioteca Central da UFRGS, independentemente da existência de vínculo com a universidade. Também disponibilizamos computadores para o acesso aos acervos eletrônicos.
No caso da consulta ao acervo do Departamento de Obras Raras da Biblioteca Central, veja mais informações.

Quem pode fazer empréstimo?

Todas as pessoas vinculadas à universidade, mediante apresentação do cartão da UFRGS e senha do SABi, em outras palavras, somente alunos e servidores. Por padrão, a senha do SABi é a data de aniversário do titular do cartão, com oito dígitos. Com o propósito de garantir a segurança, recomenda-se alterar essa senha no Portal do Aluno/Servidor, na opção SENHAS > SABI (Biblioteca). ATENÇÃO! A senha do SABi é diferente da senha do Portal do Aluno/Servidor.

As seguintes categorias que NÃO possuem cadastro no Banco Pessoa da UFRGS também podem fazer empréstimo:

  • Colaboradores convidados;
  • Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
  • Funcionários de instituições reconhecidas e credenciadas que venham a firmar convênio com alguma unidade/órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
  • Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

Além disso, pessoas com vínculo podem acessar os acervos online fora do campus.

Quem é responsável pelo controle da data de devolução dos empréstimos?

O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário.  Caso não ocorra qualquer problema de comunicação entre servidores de e-mail, o SABi envia uma mensagem quando o prazo de devolução se aproxima. Todavia, o não recebimento do lembrete não implica abono de pagamento da taxa por atraso na devolução.

Pessoas na fila para fazer empréstimo de livros no balcão da biblioteca central. Ao fundo estantes do acervo.
Balcão de empréstimo da Biblioteca Central

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de alguma taxa?

A devolução fora do prazo implica no pagamento de taxa por atraso por item e dia/hora de atraso, dependendo do status de empréstimo do material. Além disso, os usuários em débito com as demais bibliotecas da UFRGS não podem ser candidatos aos benefícios listados abaixo, conforme a Portaria1546/2006:

  • Bolsas de monitoria, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento;
  • Coordenador e fiscal do concurso vestibular e do ingresso extra-vestibular;
  • Colônia de férias;
  • Estacionamento.

Qual é o valor da taxa por atraso na devolução de material bibliográfico?

A taxa por atraso é de R$1,20 (um real e vinte centavos) por dia ou por hora, dependendo do status do material (Veja Portaria 5804/2019 específica).

Como é feito o pagamento da taxa?

O pagamento de taxa por atraso na devolução é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União).
A GRU deve ser emitida na página do SABi, após a identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar em cada uma das bibliotecas.
Veja aqui os procedimentos para quitação da taxa por atraso no Sistema de Bibliotecas da UFRGS.
Veja também um tutorial com o passo-a-passo para geração da GRU.

LEMBRETES:

  • A GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso;
  • A quitação do débito será realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas, após o pagamento. Caso seja necessário quitar antes deste período, envie por e-mail ou apresente na BC a guia e o comprovante de pagamento;
  • Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

O prazo de empréstimo pode ser renovado?

O prazo pode ser renovado pelo próprio usuário, das seguintes formas:

  • acessando o SABi pela internet,
  • utilizando o aplicativo UFRGS Mobile para Android e iOs (exclusivo para usuários com acesso ao portal do aluno/servidor);
  • solicitando no balcão de empréstimo da BC.

Reserva

A reserva é possível apenas quando os itens não estiverem disponíveis na biblioteca.
A disponibilidade do item será informada por e-mail (mantenha-o atualizado no portal do aluno/servidor).
O item reservado permanece à sua disposição por uma semana, a contar da data em que foi devolvido, entretanto, os pedidos de reserva podem ser excluídos por você, no SABi, desde que a obra ainda não esteja disponível na biblioteca. Caso contrário, entre em contato conosco.

Existe alguma circunstância que impede a renovação do prazo de empréstimo?

Os materiais reservados por outros usuários e os materiais que possuem status de consulta local não podem ter seus prazos renovados.
Além disso, os usuários que possuem devoluções em atraso ou débitos de taxas superiores a R$ 6,00 são impedidos pelo sistema de efetuar renovações.

DICA:
Em resumo, evite atrasos na devolução, não deixe para renovar seus empréstimos na última hora.

Contato do setor de atendimento da Biblioteca Central:
 +55 51 3308-3883
 bcentral@bc.ufrgs.br