Recomendações básicas para o cuidado dos seus livros

A maneira como você cuida dos seus livros, aqueles que você retirou em alguma biblioteca ou pediu emprestado para algum amigo, é fundamental para que ele possa durar mais tempo.

Os procedimentos recomendados aqui podem ajudar e contribuir para essa conservação . Confira:

  1. Sempre que for manusear um livro esteja com as mãos limpas, pois a sujeira, que pode ser sob a forma da gordura da pele, restos de algum alimento ou o próprio suor, ficará impregnado no papel podendo causar manchas e a deterioração do material.
  2. Quando for pegar um livro da estante, evite puxar pela borda superior. Esse movimento prejudica a lombada que acaba rompendo. Empurre os livros que estão à direita e à esquerda do volume que você quer e puxe-o pela parte central do corpo do livro.
  3. Quando for ler o seu livro, evite apoiar seus cotovelos no volume. Isso força a lombada e pode romper a costura. Nos livros nos quais as folhas são coladas, isto é, não são costuradas, o perigo de rompimento é muito maior. Quando o livro for muito grande, pode ser utilizado um porta bíblia ou outro suporte para ajudar.
  4. Outra situação que pode romper a estrutura do livro é forçar a lombada na hora de fazer uma fotocópia.
  5. Um cuidado de saúde essencial, para os livros e para você também, é não utilizar o dedo umedecido com saliva para virar as páginas.
  6. Leitura é uma atividade prazerosa, mas não pode ser compartilhada com comida e bebidas. Muitos acidentes com livros acontecem assim. Além disso, migalhas e restos de alimentos podem ficar entre as páginas e acabar atraindo insetos e microorganismos.
  7. Se você precisar marcar onde parou com a leitura, evite fazer dobras na página. Use marcadores para isso.
  8. Se o seu livro estiver deteriorado e você quiser guardá-lo até conseguir alguém para fazer o reparo, evite guardá-lo em sacos plásticos. Você pode usar um envelope em papel neutro ou alcalino (facilmente encontrados em livrarias).
  9. Mesmo que sejam práticas e rápidas para um conserto emergencial, as fitas adesivas não devem ser utilizadas para fazer reparos. Elas, com o tempo, vão perder a cola e acabar causando manchas irreversíveis.
  10. Evite anotações nos livros com canetas ou mesmo grafite. Além de manchas, a pressão feita na escrita deixará marcas.
  11. Apesar de serem mais comuns em documentos, algumas pessoas costumam marcar livros com clipes metálicos. Com o tempo eles começam a enferrujar e vão manchar o papel. Essa ferrugem acaba até destruindo a fibra do papel.
  12. Outro costume que pode causar manchas e atrair insetos é guardar entre as páginas flores, pétalas, papeis coloridos de alguma lembrança ou até mesmo papel de bala. Um livro não deve ser usado como caixa de recordações.
  13. Se tiver uma quantidade razoável de livros em casa, tente manter uma folga entre eles, de modo que possam ser retirados da estante com mais facilidade. Livros de grande formato podem ser guardados na posição horizontal, desde que sejam no máximo três volumes em cada pilha.
  14. Outro cuidado interessante para manter os livros bem conservados, principalmente em climas úmidos, é manter os volumes nas estantes longe do contato com as paredes. Também é interessante não manter prateleiras muito próximas ao chão, para evitar algum acidente com água seja numa limpeza ou inundação.
Referência

SPINELLI JUNIOR, JAYME. A conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. de Processos Técnicos, 1997.