O Salão de Festas da Reitoria da UFRGS passa a abrigar durante um ano uma exposição com obras do acervo do Instituto de Artes da Universidade. A mostra Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS foi aberta nesta terça-feira, 25, em evento que contou com a presença do reitor Carlos Alexandre Netto, do vice-reitor Rui Vicente Oppermann, do diretor do Instituto de Artes, Alfredo Nicolaiewsky, e demais integrantes da Administração Central, professores, alunos e artistas.
A mostra reúne trabalhos de todos os professores com obras inventariadas no acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, realizadas desde o final do século XIX, com exceção de produções de professores efetivos na atualidade, que serão objeto de uma segunda mostra em 2015. Entre as obras expostas, várias tiveram pouca visibilidade nas últimas décadas, incluindo uma importante coleção de esculturas praticamente inéditas. Os curadores, os professores da UFRGS, Blanca Brites e Paulo Gomes, salientam que a mostra possibilita uma visão orgânica do desenvolvimento da arte produzida no Rio Grande do Sul.
Cláudia Boetcher, diretora do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, destacou a parceria com o Instituto de Artes, que tornou possível a exposição, concretizando um dos maiores objetivos da programação de aniversário dos 80 anos da Universidade: espalhar cultura à comunidade. “Essas obras ficavam em uma reserva técnica no Instituto de Artes com acesso restrito a pesquisadores e alunos da unidade. Agora, todo esse acervo fica aberto à visitação da população por um ano inteiro no Campus Centro da UFRGS”, explica.
A meta é, no primeiro semestre de 2015, lançar o catálogo com todo o acervo, cumprindo uma das funções do projeto de documentar e dar publicidade às obras.
Com entrada franca, a exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS” pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 às 18h. O Salão de Festas fica no 2º andar da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).
Fonte: UFRGS Notícias

