Texto originalmente publicado em BiBlogtecários por Luis Miguel Macías.

O mês de setembro começa e, de certa forma, alguns dias de descanso ficam para trás. Setembro, assim como janeiro, é o mês dos começos, das promessas, dos altos e baixos, das mudanças… E é também o mês em que as bibliotecas retomam seus ritmos, repletas de lançamentos literários e atividades educacionais e culturais. É a época em que uma das atividades mais prolíficas surge como uma fênix: o clube do livro, um espaço de resistência, liberdade e comunidade.
Há algumas semanas, li um artigo sobre como as mulheres afegãs, após o retorno do Talibã ao poder em 2021, criaram secretamente seus próprios clubes de leitura. Graças ao poder das novas tecnologias, como WhatsApp e Telegram, surgiu uma vasta rede de resistência na qual centenas de mulheres compartilham livros e os discutem, promovendo um espaço de encontro e reconhecimento mútuo onde podem confrontar a exclusão que enfrentam em áreas como educação, trabalho e espaços públicos.

Imagem feita com Gemini AI
Lembrei-me imediatamente do filme que também vi algumas semanas atrás: Lendo Lolita em Teerã . O título, o mesmo das memórias publicadas por Azar Nafisi há mais de 20 anos, narra sua experiência de encontro com sete estudantes ao longo de dois anos para discutir obras de autores como Jane Austen, Henry James, F. Scott Fitzgerald e Vladimir Nabokov. Esses encontros, à primeira vista, podem parecer simples de organizar, mas, como no caso anterior, tiveram que ocorrer em privado, senão clandestinamente, devido à teocracia liderada pelo Aiatolá Khomeini após a Revolução Islâmica de 1979.
Ambos os casos me fizeram pensar em como os livros podem ser um refúgio em tempos e lugares onde há um controle rígido sobre o que se pode ou não fazer, até mesmo sobre o que se pode pensar. Fizeram-me refletir sobre o poder que os livros têm de abrir caminho em situações difíceis, especialmente quando essas situações são compartilhadas com outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
E nesse pensamento, lembrei-me de que, há alguns meses, foram republicados três artigos de Emilio Lledó, publicados originalmente no jornal El País, sob o título ” Necesidad de la literatura” . Apesar da brevidade dos textos, sua mensagem apenas reforça o poder dos livros, da leitura e da linguagem: eles nos permitem escapar do pensamento repetitivo e contínuo do nosso cotidiano e descobrir novas vozes e mundos, novas maneiras de abordar a realidade e compartilhá-la com os outros. Os livros nos ajudam a encontrar respostas para perguntas que, muitas vezes, não sabemos como enfrentar.
Os casos das mulheres afegãs e iranianas são apenas um pequeno exemplo de como os clubes do livro são um espaço para resistir e defender o poder dos livros. Se, como afirma o trailer do filme citado, “bons livros devem nos deixar desconfortáveis e nos fazer questionar o que tomamos como certo”, os clubes do livro são um espaço para compartilhar o que nos incomoda, o que achamos atraente ou mesmo o que detestamos. São um lugar para expressar livremente o que pensamos, para dialogar não apenas conosco mesmos, mas com os outros. São um espaço de (re)encontro, de confronto, de resistência e de conhecimento; um lugar para repensar tudo ao nosso redor e (re)entendê-lo melhor graças ao poder das palavras, das ideias e dos livros.
Eles eram extremamente genuínos e comovidos ao discutir as obras. Os romances eram uma fuga da realidade, no sentido de que podíamos nos maravilhar com sua beleza e perfeição e ignorar as fofocas sobre tutores, universidade e patrulhas morais nas ruas. Havia uma certa inocência na leitura desses livros; nós os líamos muito distantes de nossa própria história e esperanças, como Alice perseguindo o coelho branco e descendo pela toca do coelho. Essa inocência compensou: não creio que sem ela teríamos sido capazes de compreender nossa própria falta de jeito expressivo. Curiosamente, os romances com os quais escapávamos, em última análise, nos levavam a questionar nossa própria realidade, sobre a qual nos sentíamos tão impotentes em silêncio.
Lendo ‘Lolita’ em Teerã , pp. 62-63
Acredito que nunca é demais lembrar, não só a nós mesmos, mas também aos nossos usuários, do poder dos livros e dos clubes de leitura. Talvez seja hora, agora que eles estão se proliferando por toda parte, de lembrar que as bibliotecas são um espaço onde podemos nos reunir para compartilhar livros e literatura. Porque, como argumenta Lledó,
A literatura não é apenas o princípio e a origem da liberdade intelectual, mas é em si mesma um universo de livre idealidade, um território de infinitas possibilidades.
A Necessidade da Literatura , p. 21
*
Nota esclarecedora: a citação do livro Lendo ‘Lolita’ em Teerã se refere à edição publicada pela El Aleph Editores em 2003. Já o livro de Lledó, Necesidad de la literatura , se refere à edição publicada pela Nórdica em 2025.
Luis Miguel Macías
É colaborador do BiblogTecarios. É diretor da Biblioteca Pública de Salamanca, Casa de las Conchas. É formado em Filosofia (2012-2016) e Informação e Documentação (2016-2020) pela Universidade de Salamanca. Concluiu também o mestrado em Patrimônio Textual e Humanidades Digitais (2020-2021) pela mesma universidade e o mestrado em A Biblioteca como Agente de Transformação Socioeducativa (2022-2024) pela Universidade Complutense de Madri.

