Google Dataset Search

O Google lançou um site dedicado à pesquisa de conjuntos de dados para ajudar pesquisadores e jornalistas a descobrir dados disponíveis publicamente que podem ser de grande ajuda para seus projetos.

A ferramenta – ainda em versão beta – fornece acesso a milhões de conjuntos de dados em milhares de repositórios de dados na web em todo o mundo.

A pesquisa mostra os resultados dos sites dos editores, das bibliotecas digitais e das páginas pessoais dos autores. Além disso, o novo mecanismo de busca pode ser usado para pesquisar referências à maioria dos conjuntos de dados, inicialmente compilando conjuntos de dados de ciências naturais, ciências sociais, dados governamentais e dados fornecidos por agências de notícias, mas espera-se que esses conjuntos de dados sejam estendidos para o restante das disciplinas.

O novo mecanismo de pesquisa do Google baseia-se no esquema de marcação de fornecedores de conjuntos de dados lançado pelo Google em julho de 2018. Portanto, as instituições que publicam seus dados on-line, como universidades e governos, devem incluir tags de metadados (Schema.org) em suas páginas web que descrevem seus conjuntos de dados, incluindo quem o criou, quando foi publicado, como foi coletado, etc .

Fonte: Universo Abierto

25 de setembro de 2018

Publicado por Priscila Jacobsen