Primeira defesa de tese de Políticas Públicas

No dia 08 de junho de 2018, no Mini Auditório do IFCH, ocorreu a primeira banca de defesa de tese de doutorado do Programa Pós-Graduação de Políticas Públicas do aluno JORGE AMARO DE SOUZA BORGES, com o tema “POLÍTICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: PERCORRENDO O LABIRINTO”, na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Cultura e Dinâmicas Sociais” sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Steil, tendo como banca os(as) professores(as) doutores(as) Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (TRT 9° Região), Patrice Schuch (PPG em Políticas Públicas – UFRGS) e Andréia Cabral Colares Pereira (IFSUL).

O trabalho é uma tentativa de compreender os processos de formulação da política da pessoa com deficiência no Brasil, enfatizando o período pós-redemocratização (1988 em diante), para entender quais as implicações na formação da agenda política, levando em consideração o fenômeno da participação social e os diferentes modelos e concepções de deficiência em disputa na sociedade. Carrega elementos de um pesquisador que é ao mesmo tempo, ativista e servidor público que acredita que a academia pode contribuir muito com a qualificação das políticas públicas.

O caráter polissêmico e transversal das políticas públicas para pessoas com deficiência ficaram evidentes na própria banca, composta por uma educadora, uma antropóloga e um jurista.

“Faça da sua prática o seu discurso e do seu discurso a sua prática” foi uma das questões que estiveram presentes, seja através da presença do Dr. Ricardo Tadeu, que além de desembargador, foi o primeiro cego do Brasil a chegar nesta função, assim como a acessibilidade foi um dos diferenciais, com oferta de Libras e Audiodescrição.

Um dos objetivos do Programa é preparar servidores públicos para sua atuação em seus espaços de ação. O aluno Jorge Amaro, que é servidor público há dezenove anos, teve na plateia a presença de servidores, secretários, coordenadores e representantes de diversos órgãos e organizações, tais como: Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombolas (IACOREQ), além da comunidade acadêmica, familiares e amigos.

Tantas pessoas, espaços e ideias sendo expressas em uma tese que carrega muitas histórias de luta social e relações afetivas tão necessárias em nossa sociedade.

A Coordenação do PPG Políticas Públicas parabeniza o aluno Jorge Amaro pela sua história e pela sua prestigiosa defesa de tese de doutorado.

Para mais informações, acesse o link.