PARCERIAS

O Planetário também realiza atividades de divulgação científica com projetos parceiros. Saiba mais sobre eles:

Aventureiros do Universo

O Programa de Extensão Aventureiros do Universo: Universidade+Escola Trilhando Juntas novos Caminhos originou-se a partir da experiência de execução das atividades dos Laboratórios Didáticos, da disciplina de Ensino de Astronomia do curso de licenciatura em Física do Instituto de Física da UFRGS na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana de Porto Alegre. O programa  tem por objetivo buscar a colaboração com os educadores e educadoras da Educação Básica para o estabelecimento de uma atividade contínua de interação destes com graduandos/as, professores/as e técnicos em assuntos educacionais da universidade para o desenvolvimento de ações junto a comunidade escolar.

A missão do Programa é proporcionar aos jovens a reflexão sobre o lugar que ocupam em sua comunidade e na sociedade, tanto no tempo quanto no espaço, a partir da compreensão de que, assim como o nosso conhecimento, o Universo está em constante transformação. E nessa interação com a escola básica buscamos também provocar desacomodações com relação à docência. 

Saiba mais: Site / Instagram / Facebook

Observatório Educativo Itinerante

O programa de extensão universitária Observatório Educativo Itinerante é um projeto de ciência móvel, voltado à formação docente (educação básica/ superior) e à divulgação científica. É voltado também a estudantes da Educação Básica (E.B.), com atividades presenciais e à distância, incluindo observação do céu com telescópios, em atividade contínua desde 1999. 

A missão do programa é contribuir na promoção de uma educação de qualidade, no desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação do país e na divulgação científica através de ações centradas no ensino de ciências e no diálogo interdisciplinar entre pesquisadores e docentes, da universidade e das escolas, de diferentes áreas do conhecimento buscando sempre desenvolver a relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão e tendo a Astronomia como fio condutor das ações. 

Saiba mais: Site / Instagram / Facebook

Meninas na Ciência

O programa Meninas na Ciência tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de ciência e tecnologia e estimular mulheres que já escolheram essas carreiras a persistirem e se tornarem agentes no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Este objetivo é trilhado a partir da formação de alunas e alunos de graduação para difundirem a ciência e a tecnologia por meio da astronomia, da física e da robótica em escolas públicas.

Além desta função formadora na área de ciências, o projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e as comunidades mais carentes sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo para a eliminação de estereótipos de gênero. 

Saiba mais: Site / Instagram / Youtube

Observatório Astronômico

O Observatório Astronômico da UFRGS é um órgão auxiliar do Instituto de Física. Tem por objetivo fomentar o desenvolvimento, a educação e a inclusão social por meio da Astronomia e ciências afins, utilizando a pesquisa, o ensino formal e não formal e atividades de extensão, além de resgatar e preservar a memória da Astronomia do Rio Grande do Sul. Dentre os serviços oferecidos à população estão a observação do céu noturno e a visita guiada ao acervo, disponibilizadas às escolas, mediante agendamento, e ao público geral. Também pode ser conhecido através de um passeio virtual

Saiba mais: Site / Instagram / Facebook

Estrelas do Sul

O Projeto Estrelas do Sul: Viagem Pelas Ciências do Instituto de Física da UFRGS está sendo desenvolvido dentro da Chamada do Programa Ciência na Escola do MCTI/CNPq de 2019.  Tem por objetivo contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país por meio de parcerias entre a universidade e escolas da educação básica de Porto Alegre para qualificação do Ensino de Ciências. 

As atividades estão ancoradas em 5 ações centrais: 1) Formação com professores/as nas escolas e nos três espaços museais/científicos; 2) Ciclo de sensibilização dos ICJ à pesquisa através de oficinas de física, astronomia e robótica – para meninos e meninas; 3) IC e ICJr como multiplicadores e líderes nas escolas para participação em Mostras e Feiras Científicas; Planetário, Observatório Astronômico e Museu/REMAN da UFRGS na escola + comunidade; 4) Campanha #EscolaPartiuUFRGS; 5) Multiplicação por meio de kits científicos-pedagógicos + formação para utilização e parceria com unidades/programas UFRGS.

Saiba mais: Site