CONSÓRCIOS

Consórcios colaborativos são agrupamentos multilaterais de instituições de ensino superior que tratam de colaboração internacional, pesquisa, reforço de capacidades ou atividades culturais com fomento internacional. Possuem caráter temporário, de alguns anos. Nesta seção, estão listados os consórcios ativos que tem ou tiveram participação da RELINTER em alguma de suas fases (candidatura, implementação, desenvolvimento ou avaliação). Outros consórcios internacionais podem envolver a UFRGS através de unidades acadêmicas ou administrativas.

ERASMUS+ CAPACITY BUILDING IN THE FIELD OF HIGHER EDUCATION (CBHE)

O programa Erasmus+ Capacity Building in the Field of Higher Educaction (CBHE) apoia a modernização, acessibilidade e internacionalização da educação superior em países parceiros. As candidaturas são submetidas às chamadas publicadas pela Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA) da União Europeia. Abaixo estão listados os consórcios CBHE vigentes que têm a UFRGS como parceira.

REC-MAT

Instituição coordenadora: Universidade do Porto (Portugal)

Objetivo: Contribuir para facilitar e promover o intercâmbio entre estudantes da Europa e da América Latina; reduzir as barreiras à mobilidade relacionadas com o processo de reconhecimento académico, e permitir que as Instituições de Ensino Superior da América Latina implementem um processo de reconhecimento mais justo.

Vigência: 2017–2020

Equipe na UFRGS: Prof. Nicolas Maillard, Lizângela Guerra (RELINTER), Prof. Altair Soria Pereira (Escola de Engenharia), Letícia Fernandes (PROGRAD)

Website do projeto: https://rec-mat.up.pt/

 

LISTO

Instituição coordenadora: Uppsala University (Suécia)

Objetivo: Fortalecer as relações entre as universidades, as empresas e as economias regional, nacional e internacional; fomentar as capacidades de inovação das universidades parceiras; proporcionar o intercâmbio de ideias e métodos de ensino em empreendedorismo e inovação; trocar experiências para integrar módulos de empreendedorismo nos currículos formais.

Vigência: 2017–2020

Equipe na UFRGS: Prof. José Luis Duarte Ribeiro (SEDETEC), Profa.  Michele Oberson da  Souza (IQ), Profa. Wendy  Beatriz Witt Haddad Carraro (FCE), Prof. Nicolas Maillard (RELINTER).

Website do projeto: http://listoproject.eu/

 

CAMINOS

Instituição coordenadora: OBREAL (Espanha)

Objetivo: Aprofundar o Espaço Latino-Americano de Educação Superior, melhorando a capacidade de universidades, associações e redes de universidades para melhorar, promover e gerenciar a mobilidade de estudantes e funcionários da América Latina.

Vigência: 2016–2019

Equipe na UFRGS: Prof. Nicolas Maillard, José Fabiano Cardozo de Aguiar (RELINTER)

Website do projeto: https://www.caminosproject.org/