A RELINTER

A Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER) constitui um órgão da administração central da UFRGS encarregado de fomentar, articular e administrar a cooperação da Universidade com outras instituições e nações.

A RELINTER é gerida por uma Secretária de Relações Internacionais. Conta com uma Coordenadoria de Cooperação na América Latina e uma Coordenadoria de Ações de Internacionalização, além de servidores envolvidos com mobilidade incoming e mobilidade outgoing.

Secretário de Relações Internacionais 

O Secretário de Relações Internacionais, além de planejar, coordenar e supervisionar todas as ações da Secretaria, tem por funções:

  • Assessorar o Reitor em ações de caráter internacional;
  • Atuar como representante da universidade em eventos, encontros, associações, redes e consórcios internacionais;
  • Receber representantes de diversas instituições públicas e privadas, com interesse em firmar cooperação com unidades da UFRGS;
  • Fomentar a formalização de protocolos e de convênios entre a UFRGS e instituições de ensino superior internacionais;
  • Atuar em fóruns e redes nacionais para promover, atualizar e incentivar a política de internacionalização na universidade, no país e na região;
  • Analisar e emitir pareceres sobre propostas de interações acadêmicas internacionais;
  • Realizar o planejamento anual da Secretaria.

Servidores técnicos-administrativos acompanham as interações com o público internacional e organizam a recepção de delegações internacionais.

Gerência Administrativa

A Gerência Administrativa foi criada em 2013, com o objetivo de gerenciar as atividades da Secretaria. Entre suas atribuições estão:

  • Submeter o planejamento anual da RELINTER;
  • Auxiliar na confecção do Relatório Anual da RELINTER;
  • Realizar a gestão financeira da RELINTER;
  • Efetuar a compra de materiais permanentes e de consumo;
  • Implementar missões da equipe da RELINTER no país e no exterior;
  • Acompanhar processos eletrônicos;
  • Efetivar a contratação de bolsistas;
  • Solicitar e acompanhar serviços de manutenção no setor;

 Departamento de Mobilidade Acadêmica (DEMOB)

O DEMOB foi criado em 2011, com o objetivo de promover a mobilidade acadêmica internacional na UFRGS e ampliar o atendimento aos estudantes locais e internacionais. É formado pela Coordenadoria de Mobilidade Internacional com a América Latina, pela Coordenadoria de Gestão de Atendimento ao Público e por equipes que administram a mobilidade incoming e a mobilidade outgoing. Entre suas funções, estão:

  • Orientar a comunidade acadêmica da UFRGS sobre oportunidades de bolsas, cursos, eventos e programas de mobilidade internacional: elaborar e publicar editais, selecionar candidatos, interagir com representantes de relações internacionais de instituições internacionais parceiras, fazer o acompanhamento da mobilidade de estudantes no exterior, apoiar a reinserção de estudantes na universidade após o retorno da mobilidade;
  • Orientar estudantes e pesquisadores internacionais interessados em realizar mobilidade na UFRGS: fornecer informações legais para regularização do vínculo com a UFRGS e da estada no Brasil, auxiliar na busca por acomodação, promover eventos de recepção e integração de estudantes internacionais com a comunidade acadêmica da UFRGS;
  • Interagir com parceiros internacionais para assinatura e renovação de convênios de mobilidade acadêmica;
  • Interagir com parceiros nacionais e internacionais para captação de bolsas de mobilidade acadêmica internacional.

 

Coordenadoria de Mobilidade Internacional com a América Latina (CMIAL)

A CMIAL foi criada em 2014, com o objetivo de fomentar a cooperação entre instituições de ensino superior da América Latina, principalmente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Entre suas funções, estão:

    • Participar de encontros e reuniões da AUGM e coordenar suas atividades na UFRGS, especialmente os programas Escala Docente, Escala Discente, Escala Gestores, Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, Seminário Universidade-Sociedade-Estado;
    • Acompanhar a política de internacionalização do ensino superior na região, com foco em programas de acreditação internacional e fóruns de discussão;
    • Coordenar programas de mobilidade acadêmica com a América Latina;
    • Representar a RELINTER em consórcios internacionais que envolvam países da América Latina.

Coordenadoria de Gestão de Atendimento ao Público (CGAP)

A CGAP foi criada em 2018, com o objetivo de coordenar a atuação dos bolsistas no Departamento de Mobilidade Acadêmica da RELINTER. Entre suas funções, estão:

    • Organizar a seleção e efetivar contratações de bolsistas;
    • Realizar o treinamento dos bolsistas que fazem o atendimento ao público no DEMOB;
    • Acompanhar e avaliar as atividades dos bolsistas no DEMOB.