AÇÕES DE EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS  é responsável por estabelecer relações sociais e culturais com diferentes segmentos da sociedade, compondo uma parte da grande tarefa educativa confiada à Universidade, a partir do processo formativo integral dos estudantes. No diálogo com a comunidade, busca subsídios que lhe permitam dar respostas permanentes às suas demandas e anseios, reiterando o compromisso social da instituição, como forma de inserção nas ações de promoção e garantia dos valores democráticos de igualdade, desenvolvimento social e inclusão.

Ações de Extensão na área de cultura, de educação e de inclusão, constituem-se em ferramentas valiosas para criar, na própria sociedade, ambientes de aprendizagem e grupos multidisciplinares que a nova realidade socioeducativa demanda. Como reflexo das salas de aula e laboratórios de pesquisa, a Extensão tem presente a possibilidade de propor e executar projetos interdisciplinares, inspirados na solidariedade e na inclusão dos setores marginalizados, de modo que a tarefa política profunda da Universidade consista em seu aporte no crescimento de diferentes setores sociais.

Neste item, apresentamos algumas ações de extensão com forte caráter internacional.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Fundado em dezembro de 1993 pela Profa. Dra. Margarete Schlatter, o Programa de Português para Estrangeiros (PPE) é um programa de extensão que promove cursos de português para falantes de outras línguas, cursos de formação de professores, desenvolve pesquisa e material didático na área e promove intercâmbios com instituições de ensino nacionais e internacionais. Seus professores e pesquisadores são centralmente alunos bolsistas da graduação e pós-graduação do Instituto de Letras (IL) da UFRGS. Alunos de outros cursos de graduação da UFRGS, como Teatro ou Jornalismo, participam como professores bolsistas de cursos de natureza interdisciplinar, em docências compartilhadas com professores bolsistas da Letras. Na secretaria, atuam dois bolsistas de graduação. Ao total, o PPE conta com aproximadamente 30 professores bolsistas por semestre, sob a coordenação de uma equipe formada por três professoras do quadro docente do IL/ UFRGS.

Website: http://www.ufrgs.br/ppe

SEMANA DA ÁFRICA

A Semana da África na UFRGS é um evento acadêmico proposto por estudantes africanos e realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB-UFRGS) e outros departamentos da Universidade desde 2013. Trata-se de um espaço para que pesquisadores, estudantes e professores apresentem trabalhos que tratem de questões do continente africano. Também são realizadas exposições e apresentações relacionadas às diversas culturas africanas. Cada Semana possui um tema que orienta a formação das mesas e debates.

Website: http://www.ufrgs.br/deds/programas-e-acoes/semana-da-africa-na-ufrgs-1

NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS EM EXTENSÃO

O Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS foi criado em 23 de abril de 2000.
Seu objetivo é oferecer cursos de línguas em diferentes modalidades e horários atendendo às necessidades da comunidade em geral: Alemão, Espanhol, Francês, Grego Clássico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Português-Leitura e Produção textual e Russo. Frente ao fenômeno da globalização, ao Mercosul, à Internet e às necessidades do mercado de trabalho reafirma-se a necessidade do conhecimento de idiomas para enfrentar a velocidade das inovações e avanços nas diferentes áreas do conhecimento, transformando o antigo conceito de atualização pela educação contínua do profissional e mesmo do jovem em formação.

Website: http://www.ufrgs.br/nele