A arte na composição metodológica de uma pesquisa sobre a formação docente em artes visuais e breves intenções para a educação escolar em artes visuais na atualidade de Carmen Lúcia Capra


O texto apresenta uma conjunto de procedimentos teórico-metodológicos adotados para a constituição da tese “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, realizada no Programa de Pós-graduação de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e concluída em 2017. A metodologia artística de investigação é apresentada em seus diferentes processos, tendo a arte como experiência e modo de produzir conhecimento na pesquisa em educação. Ao final, são tecidas breves considerações sobre a formação docente em artes visuais em relação ao contexto brasileiro contemporâneo, de desconfiança em relação às artes e à educação. Propõe-se que a reconfiguração da experiência com a arte na formação docente em artes visuais possa contribuir a uma ação política e educativa na escola.

Palavras-chave: Licenciatura. Artes visuais. Educação. Metodologia artística de investigação.

CAPRA, Carmen Lúcia. A arte na composição metodológica de uma pesquisa sobre a formação docente em artes visuais e breves intenções para a educação escolar em artes visuais na atualidade. CRIAR EDUCAÇÃO, Criciúma, v.7, n.1,p.1-28, 2018. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4164/3876 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The art in the methodological composition of a research on teacher training in visual arts and brief intentions for school education in visual arts today                                                                                                                                                               

This text expatiates on the theoretical and methodological proceedings used for writing the thesis “Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça”, fufilled at the Graduate Program of the Faculty of Education (PPGEDU) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in 2017. The artistic methodology for investigation is presented in its different processes, placing art as an experience and a knowledge producing model within the education’s research. In the long run, some considerations about the visual arts teaching education are made, regarding the contemporary Brazilian context of the suspicion with arts. It is proposed that a reorganization of the experience with art during the visual art teacher’s formation can contribute to political and educational activities in the school.

Keywords: Licentiate. Visual arts. Education. Artistic methodology for investigation

 

 

 

Créditos da imagem: CAPRA, Carmen Lúcia. Caderno de residência, beira do rio, arredores da Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Junho de 2016. Acervo da pesquisadora.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>