Sobrejustaposições: de ler e escrever com imagens, de experimentar: um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação de Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira


O texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-semórgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar.

Palavras-chave: Sobrejustaposições; Arte e filosofia; Pesquisa em Educação.

MOSSI, Cristian Poletti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Sobrejustaposições: de ler e escrever com imagens, de experimentar: um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação. CRIAR EDUCAÇÃO, Criciúma, v.7, n.1.,p.1-15, 2018. Disponível em:http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4165/3877

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobrejustapiciones: de leer y escribir con imágenes, de experimentar: un cuerpo-sem-órganos en una investigación entre arte, filosofía y educación                                                                                                                                                                                    

El texto discute la posibilidad de crear un cuerpo no orgánico en la escrileitura (CORAZZA, 2008) de investigaciones en educación marginales – las cuales emergen del cruce entre arte/filosofía – para producir desvíos de las formas instauradas por las investigaciones en Educación mayoritarias. El artículo deriva de la conclusión de la tesis de doctorado del autor y orientada por su coautora. En ella, se retoma la práctica del cuerpo sin órganos enunciada por Artaud en su conferencia radiofónica Para acabar con el juicio de Dios (1947) y expandida por Deleuze & Guattari en su producción filosófica conjunta, en especial en los cinco volúmenes de los Mil Mesetas, persiguiendo modos de ensayar una esquizoinvestigación que se haría por sobrejustaposiciones inventivas, como collages transcriptores de imágenes y líneas de escritura en tensión constante, las cuales afectan el cuerpo en el curso del recorrido investigativo, coaccionando el pensamiento a pensar.

Palabras clave: Sobrejustaposiciones; Arte y filosofía; Investigación en Educación.