A produção intelectual (PI) do Instituto de Artes é constituída por publicações impressas (livros, capítulos de livros, trabalho em anais de eventos, artigos de periódicos, etc.) ou digitais (CDs, DVDs, artigos on-line, e-books, etc.), e manuscritos (Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e teses), de autoria de docentes e técnico-administrativos vinculados ao Instituto.

A Biblioteca é o setor responsável pelo registro de PI.

Para que o registro de PI possa ser realizado é necessário que os docentes e técnico-administrativos entreguem à Biblioteca a sua produção. Ou seja, é de inteira responsabilidade dos autores a entrega do material.

A entrega de material físico deve ser feita diretamente na Biblioteca. Materiais eletrônicos podem ser enviados para o e-mail rb.sg1563251480rfu@t1563251480rabib1563251480 ou entregues gravados em mídia física.

É importante salientar que, com relação à PI, a Biblioteca só registra itens que passem a integrar o seu acervo ou que sejam disponibilizados digitalmente no Lume. Ou seja, é obrigatório que a produção a ser registrada seja doada ou disponibilizada (arquivos digitais ou fotocópias), de forma completa, à Biblioteca.

Também é importante frisar que a Biblioteca registra a PI no SABi, o catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Feito o registro no SABi, o Relatório de Atividades Docentes (RAD) importa automaticamente os dados relevantes a partir do catálogo on-line. Entretanto, o RAD, seu funcionamento e sua manutenção não são de responsabilidade da Biblioteca e questões relacionadas ao relatório devem ser encaminhadas ao órgão competente.

Veja a seguir outras informações sobre a entrega de PI conforme o tipo de documento.

E em caso de dúvidas entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail rb.sg1563251480rfu@t1563251480rabib1563251480.

Texto atualizado em 27/03/2019.

Livro impresso do qual o docente ou técnico-administrativo é autor ou co-autor deve obrigatoriamente ser doado à Biblioteca. Livro organizado ou co-organizado pelo docente ou técnico-administrativo, também. O mesmo vale para partitura e para catálogo de exposição com curadoria do docente ou técnico-administrativo.

Não são aceitas fotocópias de obras na íntegra, em respeito à legislação vigente sobre direito autoral.

Livro eletrônico deve ser enviado por e-mail ou entregue na Biblioteca gravado em mídia física, em formato pdf ou epub. O detentor do direito autoral da obra, conforme nela for expresso, deve preencher este termo de autorização para que a obra possa ser arquivada e disponibilizada no Lume.

Texto atualizado em 15/10/2018.

A doação do livro que contém o capítulo com PI não é obrigatória.

Caso o livro não seja doado à Biblioteca, devem ser entregues os seguintes elementos:

- fotocópias na íntegra e completamente legíveis do capítulo, capa do livro, verso e anverso da folha de rosto, e página que contenha dados e vinculação institucional do autor, se houver;

- ISBN, caso essa informação não conste das fotocópias.

Em caso de capítulo de livro eletrônico é necessário enviá-lo por e-mail ou entregá-lo na Biblioteca gravado em mídia física, em formato pdf ou epub. O detentor do direito autoral, conforme expresso no livro do qual o capítulo faz parte, deve preencher este termo de autorização para que o capítulo possa ser arquivado e disponibilizado no Lume.

Não são aceitos pré-prints. É obrigatória a publicação dos anais ou cadernos de resumos, fisicamente ou on-line.

Caso a publicação no todo não seja doada são necessários os seguintes elementos:

- fotocópia do documento na íntegra, na forma como foi publicado, seja artigo ou resumo;

- fotocópia da capa, anverso e verso da folha de rosto dos anais ou caderno de resumos;

- título, local e data do evento, editor, local de publicação, data da publicação, ISBN ou ISSN, caso qualquer uma dessas informações não esteja presente nos elementos fotocopiados.

Em caso de trabalho ou resumo publicado on-line em anais de evento ou caderno de resumos é necessário enviar o documento por e-mail ou informar link com a localização exata do documento no site que o publicou. O detentor do direito autoral, conforme expresso nos anais ou caderno de resumos, deve preencher este termo de autorização para que o documento possa ser arquivado e disponibilizado no Lume.

Observação: os resumos publicados em cadernos de resumos são registrados como PI apenas quando não há na Biblioteca o trabalho na íntegra. Caso tanto o texto completo quanto o resumo sejam disponibilizados à Biblioteca, apenas o trabalho na íntegra será considerado PI. Caso primeiro a Biblioteca tenha recebido o resumo e posteriormente receba o texto completo, o registro do resumo continuará existindo no SABi, mas não como PI.

Não são aceitos pré-prints.

Para registro de artigo impresso são necessários os elementos a seguir, caso o fascículo de periódico não seja doado:

- fotocópia do artigo na íntegra;

- fotocópia da capa, anverso e verso da folha de rosto do periódico e do sumário;

- ISSN, caso essa informação não esteja presente nos elementos fotocopiados.

Em caso de artigo de periódico on-line é necessário enviar o arquivo com texto completo por e-mail ou informar link com a localização exata do artigo no site do periódico. O detentor dos direitos autorais do artigo, conforme política de direitos autorais praticada pelo periódico, deve preencher este termo de autorização para que o documento possa ser arquivado e disponibilizado no Lume.

A expressa manifestação de licença Creative Commons no site do periódico dispensa a necessidade do termo de autorização acima mencionado.

Em caso de dúvidas sobre a política de direitos autorais de algum periódico em específico entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail rb.sg1563251480rfu@t1563251480rabib1563251480.

CDs, CD-ROMs e DVDs publicados devem obrigatoriamente ser doados à Biblioteca. Não são aceitas cópias não originais, em respeito à legislação vigente sobre direito autoral.

Quando a produção não é considerada PI

Não será feito registro de PI quando o documento:

- indicar vinculação apenas com outra instituição, sem informar a vinculação com a UFRGS;

- possuir data de publicação anterior à data do ingresso do autor na UFRGS como docente ou técnico-administrativo;

- for publicado em documento disponível em dois suportes diferentes, como um livro impresso com versão digital. Os dois formatos podem ser registrados no SABi, mas apenas um deles será considerado como PI.

Outras informações

Urgência por motivo de pedidos de progressão deve ser informada na entrega do material.

Para dúvidas sobre Relatório de Atividades Docentes (RAD) entre em contato com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).