Após a aprovação pela banca, é comum que o mestrando ou doutorando fique com dúvidas sobre a entrega do seu trabalho acadêmico. Onde entregar, em qual formato, etc.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas foi criado este conjunto de informações e orientações para os alunos do Instituto de Artes, no qual se busca informar os procedimentos que devem ser seguidos e o papel da Biblioteca do IA nesse processo.

Um (1) CD ou DVD com o documento completo no formato pdf, sem proteção, acompanhado de ficha catalográfica.

Duas (2) vias do termo de autorização para disponibilidade no Lume – Repositório Digital da UFRGS, impressas, preenchidas e assinadas.

- Tese ou dissertação defendida em banca a partir de 1º de agosto de 2014 deve ser entregue somente em versão digital.

- Tese ou dissertação defendida antes de 1º de agosto de 2014 deve ser entregue também em formato físico – um (1) exemplar apenas. As duas versões, digital e impressa, devem ser idênticas em todos os aspectos.

- Se a defesa da tese ou dissertação ocorreu a partir de 17 de março de 2015 e houver restrição quanto à disponibilização para acesso ao texto completo, deverão ser entregues a versão digital com texto completo e a versão digital com a parte que será disponibilizada no Lume. Ambas as versões digitais devem ser gravadas na mesma mídia física.

- Se não for possível entregar a tese ou dissertação no formato pdf, use um formato de editor de texto compatível para a conversão em formato pdf.

- A tese ou dissertação deve estar em apenas um arquivo. Se isso não for possível, numere os nomes dos diferentes arquivos que compõem o trabalho de forma que eles possam ser unificados com facilidade e na ordem em que devem ser apresentados.

- A ficha catalográfica é elemento obrigatório.

- Para fazer a ficha catalográfica, utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica para Teses, Dissertações e TCCs da UFRGS.

- A ficha catalográfica deve ser incluída no mesmo arquivo da tese ou dissertação, posicionada após a folha de rosto. Se não for possível, ela pode ocupar um arquivo pdf em separado, gravado na mesma mídia física do trabalho.

- Antes de fazer a entrega, revise a mídia física na qual foi gravado o arquivo com a sua tese ou dissertação. Verifique principalmente os seguintes pontos:

- presença de todos os elementos pré e pós-textuais, incluindo apêndices e anexos, quando houver;

- presença de todos os capítulos da parte textual, com indicação correta de páginas, igual ao informado no sumário da tese ou dissertação;

- presença de todas as imagens, gráficos, tabelas e demais figuras, quando houver;

- todas as informações de identificação do trabalho, como seu nome, nome do(a) orientador(a), local, ano, etc.

- O termo de autorização deve ser impresso a partir do arquivo disponível no site do Lume.

- É importante constar a assinatura do(a) orientador(a). Caso você não autorize a disponibilidade da tese ou dissertação no Lume ou autorize parcialmente, a assinatura do(a) orientador(a) é obrigatória, assim como a clara indicação das partes disponibilizadas e correspondente justificativa.

- Caso a sua tese ou dissertação já tenha sido entregue na versão impressa à Biblioteca e você, posteriormente, deseja disponibilizar a versão digital no Lume, é necessário que a versão digital seja idêntica à versão impressa previamente entregue, em todos os aspectos. Para maiores informações de como proceder entre em contato pelo e-mail rb.sg1563434311rfu@t1563434311rabib1563434311.

Texto atualizado em 19/12/2017.

O trabalho deve ser entregue na Biblioteca do Instituto de Artes.No momento da entrega um bibliotecário revisará o conteúdo da mídia física e as duas vias do termo de autorização. Estando tudo certo com o conteúdo da mídia física, as duas vias serão assinadas, uma delas ficará na Biblioteca e a outra lhe será devolvida, para que a entregue à secretaria do seu PPG.

Caso o bibliotecário identifique algum problema no arquivo, como ausência de partes, sumário incompleto, imagens que não abrem, etc., as vias do termo não serão assinadas, a mídia física lhe será devolvida e será explicado o motivo da devolução. Você deverá corrigir o que for apontado e realizar nova entrega à Biblioteca da versão corrigida.

Deve ser reforçado que o termo de autorização a ser entregue ao PPG deve obrigatoriamente conter assinatura e carimbo de bibliotecário da Biblioteca do IA.

Abaixo os endereços e contatos das secretarias dos PPGs do Instituto de Artes.

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) Rua General Vitorino, 255, Centro
Horário: ---
(51) 3308 4379
ppgac@ufrgs.br
Site
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) Prédio do IA, Rua Senhor dos Passos, 248, Prédio Anexo, 4º andar
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h*
(51) 3308 4326, 3308 4332
ppgav@ufrgs.br
Site
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) Rua Prof. Annes Dias, 112, 15º andar, Centro
Horário: ---
(51) 3308 4386 e 3308 4390
ppgmus@ufrgs.br
Site

* Os horários dos PPGs podem sofrer alteração. Procure entrar em contato por telefone ou e-mail antes de fazer a entrega.

Texto atualizado em 19/12/2017.

Após a revisão mencionada no item anterior e recebimento da tese ou dissertação, esta será processada por bibliotecário e receberá um registro no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, o SABi. O prazo aproximado para esse procedimento, em geral, é de até uma semana, podendo variar para mais ou para menos.

Feito o registro, a Biblioteca encaminhará o trabalho e o termo de autorização para a Gerência do Lume, responsável por disponibilizar na internet o documento.

O trabalho e o termo de autorização serão encaminhados para a Gerência do Lume pela Biblioteca após o registro no SABi. É da responsabilidade da Gerência do Lume a inclusão do trabalho no repositório digital e a criação de link para o texto completo no SABi. O prazo aproximado para esse procedimento é cerca de uma semana a duas semanas após o envio por parte da Biblioteca, podendo variar para mais ou para menos conforme o volume de teses e dissertações encaminhadas.

Você não receberá aviso informando-o(a) quando a tese ou dissertação for disponibilizada no Lume.

É importante notar que há uma janela de tempo entre o registro no SABi e a disponibilização do texto completo da tese ou dissertação no Lume. Portanto, se você encontrar sua tese ou dissertação no SABi sem link para o documento, isso é normal e esperado.

Mas, se após um período de tempo muito superior aos prazos mencionados acima a sua tese ou dissertação ainda não tiver sido registrada ou o texto completo não estiver disponível no Lume, entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail rb.sg1563434311rfu@t1563434311rabib1563434311 ou pelo telefone (51) 3308 4307.

Texto atualizado em 15/10/2018.

O PPG dará prosseguimento ao processo de diplomação após a entrega da tese e do termo de autorização assinado por bibliotecário.

A Biblioteca não possui acesso aos dados que liberam o processo de diplomação.

Portanto, dúvidas quanto ao diploma devem ser dirigidas à secretaria do seu PPG.

A entrega de teses e dissertações é estabelecida pela regulamentação a seguir:

- Resolução nº 007/2015 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de 17 de março de 2015 – Estabelece orientações sobre a visibilidade e acessibilidade, preservação e difusão via internet, das teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado produzidos no âmbito da Universidade;

- Art. 40 da Resolução nº 10/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 12 de março de 2014 – Dispõe sobre o depósito de teses e dissertações em meio eletrônico;

- Instruções para Submissão de Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Mestrado e de Especialização para Divulgação no Lume – Repositório Digital da UFRGS, da Biblioteca Central, de dezembro de 2010;

- Ofício Circular nº 07/2007-PROPG da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, de 15 de agosto de 2007 – Instruções para submissão de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de mestrado e de especialização para disponibilização da Biblioteca Digital (atual Lume);

- Portaria nº 013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 15 de fevereiro de 2006 – Institui a obrigatoriedade da disponibilidade digital das teses e dissertações por parte dos programas de pós-graduação reconhecidos;

- Resolução nº 129/2005 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS, de 12 de julho de 2005 – Depósito de tese, dissertação e trabalho de conclusão de mestrado profissional nos formatos impresso e eletrônico, na biblioteca setorial e na Biblioteca Digital (atual Lume).

Portanto, os procedimentos adotados estão baseados nesses documentos e devem estar em conformidade com as disposições mais recentes.