O ISBN (International Standard Book Number, ou Número Internacional Normalizado para Livros) "[...] é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição", segundo o site da Agência Brasileira do ISBN.

No Brasil o uso do ISBN é estabelecido de forma obrigatória pela Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro.

A Biblioteca do Instituto de Artes realiza pedidos de ISBN junto à Agência Brasileira do ISBN exclusivamente para publicações de docentes e técnicos-administrativos vinculados ao IA.

Solicitações devem ser feitas pelo e-mail rb.sg1576491160rfu@t1576491160rabib1576491160.

O envio da folha de rosto é obrigatório e ela deve conter as seguintes informações:

- autor(es) ou organizador(es);

- título e subtítulo (se houver);

- edição (se não for primeira edição);

- local de publicação (Porto Alegre);

- editora (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);

- ano de publicação.

A solicitação será feita através do sistema on-line da Agência Brasileira do ISBN.

Após a solicitação será cobrada uma taxa, que deverá ser paga pelo responsável pela publicação. Neste link pode ser consultada uma tabela com os preços praticados pela Agência Brasileira. A Biblioteca encaminhará ao responsável o boleto bancário para pagamento da taxa.

Após o pagamento da taxa, o prazo para envio do ISBN é de cerca de cinco dias úteis.

O número gerado utilizará o prefixo editorial da UFRGS, que constará como editora da publicação. Esse prefixo editorial refere-se à própria Universidade, e não à Editora da UFRGS, que possui prefixo próprio.

Neste link podem ser vistos todos os tipos de documentos que recebem ISBN.