A ficha catalográfica deve constar no verso da folha de rosto de TCCs, teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.

Ficha catalográfica

Preencha o formulário, conforme as orientações abaixo:

Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno. A entrada desse dado no programa é feita em dois campos:

Nome : digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).

Sobrenome : digite seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Exemplo: Gustavo Lima Costa (Costa=sobrenome e Gustavo Lima=nome)

Título do trabalho : registre o nome ou expressão que distingue e individualiza o seu trabalho. Se houver um subtítulo, este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio. Exemplo: Ensino de física: estudo de caso em Porto Alegre.

Trabalho : tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione o tipo de trabalho de acordo com o grau a ser obtido.

Pós-graduação:
Trabalho: selecione tese quando for concluído o doutorado e dissertação quando for concluído o mestrado.
Programa: programa de pós-graduação ao qual você pertence e defendeu seu trabalho. Use a seta para selecionar o nome do curso.

Especialização:
Trabalho: selecione a opção Trabalho de Conclusão de Curso
Unidade: selecione a Unidade de realização do curso de especialização
Curso: preencha com o nome completo do curso realizado

Graduação:
Trabalho: selecione a opção Trabalho de Conclusão de Curso
Curso: selecione o curso

Nome do orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.

Sobrenome do orientador : digite o último sobrenome do orientador. Atenção: assinale a caixa “orientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.

Nome do coorientador : como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.

Sobrenome do coorientador : digite o último sobrenome do coorientador. Atenção: assinale a caixa “coorientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.

Ano : registre o ano em que o trabalho foi defendido e entregue.

Número de folhas : registre o total de folhas.

Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo da tese ou dissertação. Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto , os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo.

Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha catalográfica, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão.

Para demais esclarecimentos entre em contato com a biblioteca de sua Unidade.

_____

* CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 13 maio 2011