TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Química

O Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Química (TCC) está totalmente vinculado à Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química. Esta é uma Atividade de Ensino obrigatória e visa a produção de uma monografia como pré-requisito à conclusão da mesma. O aluno desenvolverá um trabalho para o tema escolhido (de livre escolha do aluno dentro do ramo da Engenharia Química) sob a orientação de um professor do DEQUI e o trabalho final será avaliado por uma banca de professores e/ou profissionais da Engenharia Química.

O TCC tem como objetivos:

  • possibilitar ao aluno a aplicação dos conhecimentos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso;
  • estimular para que o aluno possa integrar os conhecimentos adquiridos nas diferentes etapas do curso em um trabalho consistente relacionado à Engenharia Química;
  • capacitar o aluno na elaboração e apresentação de um trabalho científico.


REQUISITOS PARA O ALUNO

Segundo a Resolução 03/2019 da COMGRAD/ENQ, para a inscrição na Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química o aluno precisa:

  • ter cursado e ter sido aprovado em, no mínimo, 185 créditos obrigatórios do curso de Engenharia Química;
  • estar matriculado na disciplina ENG07053 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, ou já tenha sido aprovado na mesma.

A inscrição do aluno na Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química deverá ser providenciada nas primeiras duas semanas do semestre letivo e a mesma terá a duração máxima de 2 (dois) semestres letivos, segundo o calendário acadêmico vigente.

Para a conclusão da Atividade de Ensino, o aluno deverá apresentar oralmente seu TCC frente a uma banca avaliadora, bem como entregar à COMGRAD/ENQ a versão final do referido trabalho com os comentários e sugestões desta banca, em formato PDF.

O professor orientador do TCC será de livre escolha do aluno, dentre os professores do Departamento de Engenharia Química da UFRGS. O aluno poderá optar, ou não, pelo auxílio também de um segundo orientador ou de um co-orientador, de livre escolha, que estará sujeito à aprovação da comgrad/enq.

É importante salientar que, segundo a Resolução 03/2019 da COMGRAD/ENQ, o número de orientações de TCC fica limitado a 3 (três) alunos, por professor, por semestre.

A banca examinadora será composta por dois membros indicados pelo aluno e seu professor orientador, sendo, um deles, obrigatoriamente, um professor do Departamento de Engenharia Química da UFRGS.

O aluno e seu professor orientador serão responsáveis por escolher a banca e agendar a data e o local da apresentação oral. Vale ressaltar, entretanto, que a banca sugerida, bem como a data da apresentação oral estão sujeitas à aprovação da COMGRAD/ENQ.

O trabalho escrito a ser desenvolvido pelo aluno deverá ter entre 25 e 35 páginas e ser composto de: capa, introdução, objetivos, fundamentos teóricos e revisão bibliográfica, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas.

Este material (Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos), preparado pela biblioteca da Escola de Engenharia, traz boas dicas sobre a elaboração do trabalho escrito.

No momento em que o aluno concluir o trabalho e seu orientador aprovar esta última versão, um dos dois (ou o aluno, ou o orientador) deve informar à COMGRAD/ENQ que o aluno está apto à apresentação oral de seu TCC, através do preenchimento de formulário online.

O orientador e o aluno serão responsáveis pela escolha da banca e agendamento da data e local da apresentação. Entretanto, essas questões estão sujeitas à aprovação da COMGRAD/ENQ.

A apresentação oral deve ter um máximo de 20 minutos de duração, com 10 minutos de comentário para cada membro da banca avaliadora.


Procedimento de Inscrição
na Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química

Para a Inscrição na Atividade de Ensino de Trabalho de Diplomação em Engenharia Química siga as instruções a seguir:

INSTRUÇÕES: onde está escrito ALUNO é o que VOCÊ (aluno) precisa fazer. As palavras na cor azul são links para formulários que precisam ser preenchidos. O PROCEDIMENTO é o que é feito. Faça o “procedimento” apenas no passo onde está escrito ALUNO. Caso esteja escrito COMGRAD ou outro, significa que este setor é que fará algo.

1 – ALUNO: por questões de segurança para o preenchimento de alguns formulários é OBRIGATÓRIO possuir um e-mail válido registrado em seu nome no Gmail (Google Mail).

2 – ORIENTADOR: por questões de segurança para o preenchimento dos formulários sob sua responsabilidade é OBRIGATÓRIO identificar-se via o site do DEQUI.

QUEM FAZQUANDO FAZPROCEDIMENTO (o que faz)
ALUNOAntes do início do semestreFaz contato com os professores do DEQUI de sua área de interesse a fim de viabilizar a orientação do TCC.
ALUNOAté às 23h59min. da sexta-feira da segunda semana letiva do semestre correnteSe inscreve na Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química preenchendo o Formulário Inscrição na Atividade de Ensino – Trabalho de Diplomação em Engenharia Química.
COMGRADAté às 23h59min. da sexta-feira da terceira semana letiva do semestre correnteFaz a homologação da Inscrição do aluno na Atividade.

ORIENTADOR

+

ALUNO

A partir da 15° semana do PRIMEIRO SEMESTRE até o final da 15° semana do SEGUNDO SEMESTRE

1 – Preenche o Formulário Autorização da Apresentação Oral do TCC e Indicação da Banca Avaliadora comunicando a COMGRAD/ENQ que o aluno está apto a defender seu TCC, indicando a banca avaliadora, a data, o horário e o local da apresentação;

2 – Anexa o TCC, em formato PDF, neste formulário.

ALUNOAté 10 dias antes da apresentação oralEntrega para os membros da banca uma cópia impressa ou eletrônica de seu TCC (a escolha de cada membro).
ALUNOAté o final da 17°  semana do SEGUNDO SEMESTREFaz a apresentação oral de seu TCC perante a banca avaliadora.
BANCA AVALIADORAAté 7 dias depois da data da apresentação oral do TCCPreenche o formulário de avaliação do aluno/TCC.
ORIENTADORAté 7 dias depois da data da apresentação oral do TCCPreenche o Formulário Avaliação do Aluno pelo Professor Orientador de avaliação do aluno/TCC sob sua orientação.
ALUNOAté, no máximo, às 23h59min. da sexta-feira da 18°  semana do SEGUNDO SEMESTRE

1 –  Preenche o Formulário Encerramento da Atividade de Ensino Trabalho de Diplomação em Engenharia Química, anexando a versão final de seu TCC, corrigido a partir dos comentários/sugestões da banca avaliadora.

2 – Imprime o Termo de Autorização para Disponibilidade de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação no Lume – Repositório Digital da UFRGS (ou não) da divulgação do TCC no sistema de bibliotecas da UFRGS e entrega o mesmo assinado por ele e por seu orientador na secretaria do DEQUI.

COMGRADAté o final da 19° semana de cada semestreProvidencia a apropriação de conceito do aluno na Atividade de Ensino.