CURSO 106-00 / GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA/UFRGS
No Brasil, o curso de Engenharia Química foi criado oficialmente em 1896, obtendo reconhecimento em 08 de dezembro de 1900, através do decreto-lei nº 727. O exercício da profissão de Engenheiro Químico é regulado pela Lei Federal Nº 5194, de 24 de dezembro de 1966, a mesma que regulamenta a profissão do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Essa lei foi regulamentada pelo decreto federal 620, de 10 de junho de 1969.
A titulação conferida é a de: BACHAREL EM ENGENHARIA QUÍMICA.
O curso de Engenharia Química da UFRGS tem por objetivo a formação de profissionais capacitados para: pesquisar, analisar, projetar, operar e otimizar processos onde a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição. Isto é, processos de transformação da matéria-prima em produtos. Estes processos existem, principalmente, nas indústrias de produtos químicos, de materiais, de alimentos, refinarias e pólos petroquímicos, no controle de poluição, etc.
Sobre a UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre , capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.
A qualificação do seu corpo docente, composto em sua maioria por mestres e doutores, a atualização permanente da infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas, o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento.
Por seus prédios circulam, diariamente, cerca de 40 mil pessoas em busca de um dos mais qualificados ensino do país. Este, aliado à pesquisa, com reconhecidos níveis de excelência, e a extensão, a qual proporciona diversificadas atividades à comunidade, faz com que a UFRGS alcance altos níveis de avaliação.
A UFRGS, como instituição pública a serviço da sociedade e comprometida com o futuro e com a consciência crítica, respeita as diferenças, prioriza a experimentação e, principalmente, reafirma seu compromisso com a educação e a produção do conhecimento, inspirada nos ideais de liberdade e solidariedade.
Vídeos institucionais
VÍDEO 01 – Junto com uma série de atividades que deram início às comemorações dos 80 anos da UFRGS, a UFRGS TV produziu um vídeo institucional contando um pouco da história da Universidade – marcada por uma forte relação com a sociedade que a construiu e que a mantém.
VÍDEO 02 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 80 anos. Uma universidade de portas abertas para o conhecimento, para a formação e para a informação, que investe em pesquisa e inovação, e dialoga com a sociedade e com o mundo.
VÍDEO 03 – No dia em que celebra 83 anos de história, a UFRGS comemora também o resultado do IGC do MEC, que a considerou a melhor entre as universidades federais do país!
Perfil do egresso
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia do MEC (Resolução CNE/CES n° 11, de 11 de março de 2002), “o perfil dos egressos de um curso de engenharia compreenderá uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade”.
Para dar conta de tantas atribuições, é esperado que o profissional tenha alguma familiaridade com as disciplinas da área de Exatas, como Matemática, Física, além é claro da Química, que compõem a grade de Engenharia Química.
Rapidez de raciocínio, habilidade com cálculos e sistemas informatizados são características desejáveis, além da disciplina para se manter atualizado em meio à evolução da tecnologia.
Quanto às competências comportamentais, tendem a se destacar profissionais criativos, que possuam um olhar diferenciado sobre as situações. A capacidade de trabalhar sob pressão e controlar situações adversas rapidamente também é um diferencial competitivo.
Áreas de atuação do Engenheiro Químico
O Engenheiro Químico pode atuar nas mais diversas áreas onde processos físicos, físico-químicos ou transformações químicas estejam envolvidos, ou seja, o mercado de trabalho para o Engenheiro Químico é bastante diversificado, especialmente porque ele atua em indústrias e empresas dos mais variados segmentos:
- indústrias químicas;
- indústrias petroquímicas;
- indústria alcoolquímica;
- refinarias de petróleo e gás;
- indústrias de celulose e papel;
- indústrias cerâmicas e vidro;
- indústrias de cimento;
- indústria de plásticos;
- indústrias de adesivos, tintas e solventes;
- indústrias de detergentes e produtos de limpeza;
- indústria coureiro-calçadista;
- indústrias alimentícias;
- indústrias farmacêuticas;
- fertilizantes;
- química fina;
- biotecnologia;
- energia, gás natural e biocombustíveis;
- tratamento de água;
- tratamento de efluentes;
- meio ambiente e controle de poluição;
- órgãos públicos (DEMAE, FEPAM, prefeituras, etc.);
- laboratórios de pesquisa;
- laboratórios de desenvolvimento de produto ou processo.
A profissão de Engenharia Química é regulamentada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) ou pelo CRQ (Conselho Regional de Química), dependendo da área específica de atuação do profissional.
Dentre as atividades sob responsabilidade do Engenheiro Químico pode-se citar:
- Projetos;
- Produção;
- Processos químicos;
- Pesquisa e Desenvolvimento;
- Higiene/Segurança/Meio Ambiente;
- Comercial;
- Relações Humanas;
- Treinamento e Recrutamento Política;
- Docência – ensino, pesquisa e extensão;
- Informática Industrial.
Currículo do curso de graduação
O currículo do curso de Engenharia Química é estruturado em 10 semestres e tem uma carga horária total de 4.025 horas. A relação de disciplinas é acompanhada de uma seriação recomendada para cada semestre.
O currículo do curso é composto por disciplinas de formação geral e disciplinas de formação profissional. As disciplinas do curso estão, ainda, divididas em obrigatórias e eletivas, sendo que nas eletivas o aluno deverá obter pelo menos 18 créditos, escolhendo disciplinas dentre as oferecidas.
Completam o currículo do curso o Estágio Supervisionado com uma carga horária de 200 horas, a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a obtenção de 6 créditos referentes à Atividades Complementares.
O CFE estabelece, em anos, os limites mínimos e máximos para a conclusão do curso, sendo o MÍNIMO de 4 anos e o MÁXIMO de 9 anos.
Os atuais currículo e grade curricular do curso de graduação em Engenharia de Química, conforme consta disponível no site da UFRGS, são os seguintes:
Informações para ingressantes
O ingresso ao curso é feito via concurso Vestibular no mês de janeiro de cada ano, sendo admitidos 120 novos alunos por ano. Destes, 60 ingressam no primeiro semestre e 60 no segundo, sendo 30% pelo sistema de reserva de vagas.
A relação do número de candidatos por vaga é de, aproximadamente, 8 a 9.
O curso é diurno (manhã/tarde), sendo que no final do curso, algumas disciplinas são oferecidas no período noturno para possibilitar a realização de estágio.
O tempo de integralização é de 10 (dez) semestres.
As disciplinas são ministradas nos Campus Centro, Saúde e Vale da UFRGS.
Para quem tem interesse em ingressar no curso de Engenharia Química é recomendável uma sólida formação nas disciplinas de Matemática, Física e Química. Além disso, postura investigativa e disposição para aceitar desafios são importantes para seguir a carreira.
A área de atuação do Engenheiro Químico é bastante ampla sendo, portanto, um profissional extremamente versátil.
SAIBA MAIS
![]() | ![]() | ![]() |
No dia 20 de setembro é comemorado em todo o país o Dia do Engenheiro Químico. A data foi instituída pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) em 2002, atendendo a solicitação do então coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Química, engenheiro químico Fermin Perez Camison.
Regulamentado e legalizado no Brasil desde o final da década de 1960, o exercício da engenharia química no país conta com mais de 35 mil profissionais da área. Um grupo pequeno, mas muito importante para o desenvolvimento econômico nacional.
Acesse: Ingresso – Como entrar na UFRGS