Comunicação e linguagem nos documentos oficiais (Turma 5)

Comunicação e linguagem nos documentos oficiais (Turma 5)

Selecionados:

ARIANE KRAVCZYK BERNARDES
CESAR DANIEL DE ASSIS ROLIM
DANIELE NUNES
DEBORA TRINDADE DE ANGELIS
DÉBORA KLING HELFER
ELISANDRA LAUX GHISIO
FELIPE RASKIN CARDON
FERNANDA MONTE DA CUNHA
ISABEL DE ABRANTES TIMM
KAREN LUANA WASEM
LUCIANA LEITE LIMA
LUIZ GUSTAVO VOLKEN DE SOUZA
MAIARA BETTIO
MARIA NOEMIA MARTINS DE LIMA
MARICHEL DALCIN
PAULA DOS SANTOS FLORES
RICARDO MACHADO MADEIRA
VALERIA FATIMA FERNANDES BAPTISTA
VANIA ELISABETH SELZLEIN SOMMERMEYER
VITORIO AZEVEDO STRASSBURGER

Objetivos:

Aprofundar o conhecimento da norma culta nos documentos oficiais;

Evidenciar na prática os atributos necessários para elaboração de um texto de qualidade;

Capacitar os servidores para reconhecer sentenças adequadas e inadequadas do ponto de vista da norma culta;

 

Conteúdo Programático:

1. Texto. 1.1 Coesão. 1.2 Coerência. 1.3 Clareza. 1.4 Precisão. 1.5 Objetividade. 1.6 Impessoalidade. 1.7 Formalidade. 1.8 Padronização. 1.9 Concisão. 1.10 Padrões frasais. 1.11 Paralelismos gramaticais. 1.12 Advérbios e os efeitos de sentido. 2 Redação Oficial. 2.1 Mudanças trazidas com a publicação do Novo Manual de Redação Oficial em 2018. 2.1 Formas de Tratamento 3. Atas. 3.1 Estrutura. 3.2 Início. 3.3 Fechamento. 3.4 Verbos. 3.5 Verbos Dicendi. 4. Ofícios. 4.1 Estrutura. 4.2 Formas de Tratamento. 4.3 Fechamentos. 4.4 Vocativos. 5. Correio Eletrônico. 5.1 Linguagem. 5.2 Emissor/Receptor. 5.3 Fechamentos/abreviações.

Competências Desenvolvidas:

Competência Governamental “Comunicação”: Ser capaz de interagir oralmente e por escrito, comunicando com clareza e precisão, informações e ideias relacionadas ao trabalho.

Necessidade PDP 2022:

Conhecer e aplicar Relações e Comunicação no ambiente de trabalho Para melhorar a comunicação entre os servidores

Público-Alvo: Servidores UFRGS

Ministrante:

Rafael Cardoso

Data(s):

2 de agosto de 2022

Horário(s):

14h às 17h

Local: Link será enviado por e-mail

Vagas: 25

Inscrições: até o dia 31/07/2022 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 1/8/2022 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o Módulo 2 do PAAP.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) em capacitações a distância, as frequências de participação serão extraídas da sala virtual utilizada, sem necessidade de assinatura do participante.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.