SELECIONADOS:
Aline Arassiana Piccini Roll
ANA LUISA MADRUGA DE RODRIGUES
CHAREL DE MATOS NEVES
Daiane Elisa Wilsmann Szczepaniak
Eder John Scheid
FERNANDO HARTMANN
Gabriela de Carvalho Meirelles
JULIANA GONCALVES POHLMANN
LAURA CECILIA LOPEZ
Leyla Turra Kräulich
MAITE DE MORAES VIEIRA
MARLON RUOSO MORESCO
Michele Rosita Mantovani
PEDRO ARTHUR DE ALBUQUERQUE NUNES
Rafael Crespo Izquierdo
Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho
RODRIGO DE AZEVEDO WEIMER
Rosana Balzer
Sara Elis Bianchi
Willian Fernandes Araujo
WYLLIANS JOSE VENDRAMINI BORELLI
Turma: 3
Modalidade: Híbrido (dois encontros presenciais, dois encontros síncronos e atividades a distância)
Objetivos:
Objetivo geral: Desenvolver princípios básicos para organização didática e planejamento de atividades de ensino.
Objetivos específicos:
· Refletir sobre o desenvolvimento de atividades de ensino no contexto da graduação;
· Buscar estratégias para a elaboração de planejamentos das atividades de ensino aliadas aos objetivos trazidos pelo plano de ensino;
· Discutir alternativas para os desafios encontrados diante diante dos desafios da docência universitária no contexto atual;
· Pesquisar e explorar diferentes formas para a construção de planejamento didático e práticas pedagógicas.
Conteúdo Programático:
· Processos de Aprendizagem;
· Princípios para a elaboração de Planos de Ensino;
· Princípios para a elaboração de Planejamentos Didáticos.
Data(s): 19/05/2025 a 16/06/2025
Horário(s):
- Encontros presenciais: das 14h às 17h
- Encontros síncronos: das 18h30 às 20h30
Local:
- Encontros presenciais: Sala 611 da Faculdade de Educação (FACED)- Campus Centro
- Encontros síncronos e assíncronos: Mconf (endereço da sala virtual será informado aos selecionados).
Carga horária total: 20h (6 horas presenciais + 4 horas por meio de encontros síncronos + 10 h de atividades assíncronas).
| Data/horário | Local | Temática |
| 19/05/2025
14h às 17h |
Presencial
Sala a confirmar (Campus Centro) |
Princípios básicos de planejamento didático |
| Atividade assíncrona | Leitura de material disponibilizado e participação no fórum | |
| 26/05/2025
18h30 às 20h30 |
Encontro síncrono – Mconf | Como organizar um planejamento didático? |
| Atividade assíncrona | Analisar o seu planejamento didático e verificar pontos convergentes e divergentes dos assuntos discutidos até o presente momento | |
| 02/06/2025
18h30 às 20h30 |
Encontro síncrono – Mconf | Reformulando planejamentos didáticos |
|
|
Atividade assíncrona | Investigar e pesquisar planejamentos didáticos e desenvolver o trabalho final do Workshop |
| 16/06/2025
14h às 17h |
Presencial
Sala a confirmar (Campus Centro) |
Apresentação e discussão dos planejamentos criados |
Critérios de avaliação e aprovação:
- Conclusão de mais de 75 % das atividades com pontuação maior do que 7.
- Entrega e apresentação do trabalho final do curso, que consiste no desenvolvimento de um planejamento didático conforme uma determinada disciplina.
Competência Desenvolvida:
Competência de Ensino “Planejamento didático-pedagógico”: Elaborar o plano de ensino de forma clara e objetiva, atendendo às Normas Básicas da Graduação (Resolução 11/2013 do CEPE-UFRGS), e conduzir as atividades de forma a cumpri-lo, realizando adaptações
Necessidade PDP 2025: Princípios básicos de didática e planejamento pedagógico
Público-Alvo: Prioritariamente docentes com formação em bacharelados (sem formação em licenciaturas)
Ministrante: Patrícia Fernanda da Silva
Ministrante: Patrícia Fernanda da Silva (Graduada em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química. Mestra em Ensino de Ciências Exatas. Doutora e Pós-Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Atua como professora adjunta no DEE e no PPGIE. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática para a construção de conhecimentos).
Órgão Responsável pelo Treinamento: EDUFRGS.
N° de Vagas: 18
Inscrições: até o dia 13/05/2025 (através do Portal do Servidor > Geral> Catálogo de Serviços> serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 14/05/2025 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para docentes em estágio probatório é válido para o eixo 2 – Processo Educacional do PAAP.
– Para técnicos administrativos é válido para progressão funcional por capacitação.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.
– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.