Nome da Ação de Aperfeiçoamento: Presença Negra no Rio Grande do Sul: aspectos históricos, culturais e religiosos (Turma 1)
Turma: 1
Modalidade: Presencial
Objetivo geral: Estimular o debate sobre os aspectos históricos, culturais e religiosos da presença da população negra no Rio Grande do Sul, analisando sua chegada ao estado, sua relação com os territórios e as formas de resistência que marcaram sua trajetória.
Objetivo específico:
Refletir criticamente sobre processos de deslocamento, apagamento e permanência, reconhecendo práticas e expressões que evidenciam a centralidade da população negra na história e na configuração do estado, bem como os desafios ainda existentes para a plena visibilidade e valorização dessa presença.
Conteúdo Programático:
- Chegada da população negra ao RS;
- Dinâmica da ocupação dos territórios pela população negra;
- Desdobramentos históricos, culturais e religiosos da presença negra no RS.
Data: 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 14h às 17h
Carga horária total: 3h
Local / Plataforma: Faculdade de Educação (FACED) – sala 511 (Campus Centro)
Competências Desenvolvidas:
Competência de Ensino “Respeito à diversidade”
Competência Transversal ao Serviço Público “Inclusão e Diversidade”
Necessidade PDP 2025: Letramento Racial na comunicade acadêmica da UFRGS
Público-Alvo: Servidores(as) docentes e técnicos administrativos em educação da UFRGS
Ministrante:
Mestre Guto Obafemí: Doutorando em Educação (PPGEDU/UFRGS), mestre de Capoeira, cofundador da OSCIP Africanamente, escritor, palestrante, produtor cultural e diretor social do Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodó. Especialista em ERER, atualmente é coordenador do Ponto de Cultura Africanamente e assessor do Instituto Rasteira na Fome, sendo responsável pelos projetos: Levantação – Quem tem Ori não abaixa a cabeça e pelo projeto Culturas Ancestrais de Terreiro.
Órgão Responsável pela ação de aperfeiçoamento: Museu UFRGS/PROREXT
Vagas: 50 vagas
Inscrições: até o dia 03/12/2025 (através do Portal do Servidor > Geral> Catálogo de Serviços> serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 04/12/2025 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para aceleração da progressão por capacitação.
– Para docentes em estágio probatório (PAAP) é válido para o eixo 3 “Dimensões relacionais na docência do ensino superior e da educação básica”.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de aceleração da progressão por capacitação e PAAP.