Selecionados:
ARTHUR BELTRÃO TELLÓ
Catina Prochnow
Daniele Marques Vieira
ELIS GLIENKE NOBRE
ESTER DUK SCHWARZ
GUILHERME MAUTONE GOMES
INELIA MARIA FRANSKOVIAKI
Isaac Filipe Moreira Konig
LEONARDO REIS DE SOUZA
LUCAS GUIMARAES CARDOSO DE SA
LUCI MARI CASTRO LEITE JORGE
MARIA CLÁUDIA GASTAL DE CASTRO RAMOS
MATEUS SARAIVA
Patrícia do Amaral Borde Faria
PAULO CORREA DA SILVA NETO
RUANE FERNANDES DE MAGALHÃES
TATIANA CAMARGO WOLFF
Veronica De Souza Campos
Suplentes:
Turma: 2
Modalidade: Presencial
Objetivos:
- Proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecimento e apropriação do patrimônio material e imaterial da Universidade, reforçando laços de identidade e pertencimento;
- Consolidar os campi da Universidade como lugares de memória; destacar a atuação da diversidade de sujeitos envolvidos na elaboração e construção desse patrimônio (mulheres e homens das diversas etnias que formam o povo gaúcho);
- Iniciar os participantes sobre os aspectos arquitetônicos e de contexto mundial e local sobre o desenvolvimento urbano da cidade.
Conteúdo Programático:
- A histórica atuação da Universidade e de seus equipamentos culturais como espaços relevantes de democratização e acesso à cultura.
- Percurso da Visita Guiada pelos Espaços Culturais– A trilha pelos espaços culturais do Campus Centro tem início no saguão do Centro Cultural, momento de apresentação do histórico de tais espaços e do papel da Universidade na democratização e promoção da cultura. Após esse encontro no saguão, serão visitados os espaços do Centro Cultural e, após, Sala Redenção, Sala Qorpo Santo, Salão de Atos e Museu.
Data: 28/05/2025 (quinta-feira)
Horário: das 8h30 às 12h
Carga horária total: 3,5h
Local: Centro Cultural – Sala Araucária (Campus Centro)
Competência Desenvolvida: Iniciação ao Serviço Público na UFRGS: conhecimentos sobre especificidades do serviço público, integração institucional, estrutura e funcionamento da Universidade, carreira ou conduta do servidor público.
Necessidade PDP 2026: Conhecer a história da Universidade, sua estrutura e cultura organizacional, como estratégia de integração para novos servidores
Público-Alvo: Servidores e servidoras docentes e técnico-administrativos em educação da UFRGS
Ministrantes:
Celso Alegransi: Graduação em História UFRGS. Especialização em Educação a Distância. Técnico em Guia de Turismo
Claudia Porcellis Aristimunha: Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História UFRGS; Especialização em Museologia – Patrimônio Cultural UFRGS; Mestrado em História PUCRS – doutoranda em Museologia Social ULHT
Cidara Loguercio: Graduação (Bacharelado) em Museologia, com experiência nas áreas de Memória e Ações Educativas. Técnica em Assuntos Educacionais no Observatório Astronômico da UFRGS
Gabriel Dorneles Soares: Diretor do Museu Observatório Astronômico da UFRGS. Graduado em Geografia (Licenciatura), com experiência na área de Educação
Marcia Menegat: Graduada em Pedagogia (FACED – UFRGS), Especialização em Educação Infantil (UFRGS). Atualmente desenvolve atividades no Centro Cultural da UFRGS
Renata Manara: Graduação em Arquitetura e Urbanismo UFRGS. Mestrado em Arquitetura PROPAR/UFRGS. Equipe do Setor de Patrimônio Histórico da UFRGS desde 2012
Órgão Responsável pela ação de aperfeiçoamento: Museu da UFRGS/PROREXT
Órgão promotor: EDUFRGS/PROGESP
Vagas: 15
ATENÇÃO! Em caso de chuva a capacitação será mantida.
Inscrições: até o dia 21/05/2026 (Através do Portal do Servidor > Geral > Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 22/05/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações:
– Para técnicos administrativos em educação é válido para aceleração da progressão por capacitação.
– Para docentes em estágio probatório é válido para o eixo 1 “ Funcionamento da UFRGS e Carreiras Docentes” do PAAP.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de aceleração da progressão por capacitação e PAAP.