Introdução à UFRGS (turma 5)

Introdução à UFRGS (turma 5)

PARTICIPANTES:

ALISSON STEFFLI THILL

CLAUDILENE GATELLI PEREIRA

Denise Ferreira da Rosa

EDUARDO MOREIRA PFEIFER

ENRIQUE FALCETO DE BARROS

FREDERICO MESSA SCHWARTZHAUPT

GUNTHER GEHLEN

JOSÉ ANTÔNIO VEIGA SANHUDO

JOSÉ EDUARDO FREITAS PORCHER

Laís Duarte Corrêa

LAURA BEN OLIVO

Lucas Alexandre Reginato

MARKUS BERGER OLIVEIRA

MARÔLA FLORES DA CUNHA SCHEEREN

MAXCIEL ZORTEA

PAOLA CRISTIELY AMARAL DA SILVA

PATRICIA FONSECA BRAGA

PAULO RICARDO NUNES GOMES

RUANE FERNANDES DE MAGALHÃES

VICTÓRIA CAROLINA KLEMM

Turma: 5

Modalidade: a distância (curso autoinstrucional: materiais e atividades podem ser acessados a qualquer tempo, dentro do período do curso. Todos os acessos e recursos previstos na capacitação ocorrem no Moodle Colaboração)

Objetivo: Auxiliar os(as) servidores(as) ingressantes a melhor compreenderem o contexto universitário e algumas especificidades da UFRGS

Conteúdo Programático:

  • A educação superior no Brasil: uma breve contextualização
  • UFRGS: história e memória
  • Identidade Institucional
  • UFRGS: estrutura física, organizacional e força de trabalho
  • UFRGS: principais eventos acadêmicos

Período de realização:  05/10/2026 a 19/10/2026

Horário: materiais e atividades podem ser acessados a qualquer tempo, dentro do período do curso

Carga horária total:10h

Plataforma: Moodle Colaboração

Competências Desenvolvidas:

  • Competência Tranversal ao Serviço Público “Visão Sistêmica”
  • Iniciação ao Serviço Público na UFRGS: conhecimentos sobre especificidades do serviço público, integração institucional, estrutura e funcionamento da Universidade, carreira ou conduta do servidor público.

Código e Necessidade PDP 2026: 53 – Conhecer a história da Universidade, sua estrutura e cultura organizacional, para uma melhor compreensão do contexto universitário e algumas especificidades da UFRGS

Público-Alvo: Servidores e servidoras docentes e técnico-administrativos em educação, preferencialmente, em estágio probatório

Órgão Responsável pelo Treinamento: EDUFRGS/DDGP/PROGESP

 

N° de Vagas: 100

Inscrições: até o dia 27/09/2026 (Portal do Servidor > Geral > Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 28/09/2026 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.

 

Observações:

– Considerando as premissas da Nota Técnica SEI nº49242/2021/ME, não é possível que servidores em férias, licenças ou afastamentos de qualquer natureza participem de ações de desenvolvimento.

– Para técnico-administrativos em educação é válido para aceleração da progressão por capacitação.

– Para docentes em estágio probatório é válido para o eixo 1 – Funcionamento da UFRGS e Carreiras Docentes do PAAP.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o(a) servidor(a) já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de aceleração da progressão (técnico-administrativos em educação) e para PAAP (docentes em estágio probatório).

– Capacitações cujo horário de execução não colida com a jornada regular de trabalho do servidor, não são passíveis de abono de carga horária, configurando adesão facultativa do(a) servidor(a). Esta orientação não se aplica para os casos em que há convocação de participação emitida pela chefia imediata.