Selecionados
Aline dos Santos Fraga
Aline Martins Justo
ALINE PORTELLA FERNANDES
ANAÍS BRUM MEDEIROS
ANDREA DE CASSIA JARDIM REHM
DANIEL SEGALA
ELKYER SILVA BRISOLARA SILVEIRA
FLAVIA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS
HEITOR BEZERRA DE AZEVEDO
JULIANA MORO BASSACO
LUIZ GUSTAVO VOLKEN DE SOUZA
LUIZA FEDATTO VIDAL
MARLIZE DEBUS
MURILO DA ROSA SCHOLL
SÉRGIO LUIZ SANDER
SILVANA CORREA PINTO
THAYANE REGINA GONCALVES
VANESSA TRINDADE OLIVEIRA
Suplentes
Modalidade: a distância
Turma: 40
Objetivos:
Objetivo Geral:Uso das funcionalidades básicas do software Excel, de forma a contribuir para eficiência e produtividade institucionais.
Objetivos específicos:
– Manipular dados e criar de planilhas com boa aparência;
– Trabalhar com sequências automáticas e personalizadas;
– Trabalhar com funções e referências de células;
– Classificar, filtrar, consolidar e aplicar formatação condicional;
– Construir gráficos.
Conteúdo Programático:
- Aparência de planilhas: Alinhando células (Alinhamento horizontal, Alinhamento vertical, Quebra automática de texto, Orientação); Ocultando as linhas de grade; Alterando a exibição de casas decimais nas células; Configurando a cor de fundo das células; Copiando e colando formatos; Ocultando e reexibindo linhas e colunas; Inserindo, Formatando e Excluindo comentários nas células.
- Sequências: Alça de preenchimento; Listas do Excel (Criação/Utilização/Remoção de lista personalizada); Gerando outros tipos de sequências.
- Referência de células: Tipos de endereços; Nomeando células; Utilização de célula nomeada em fórmulas; Excluindo e editando um nome.
- Funções: Categorias de função; Inserindo uma função (Inserir Função, Utilizando a Faixa de Opções, Utilizando o recurso Autocompletar, Utilizando a Caixa de nome); Utilizando funções: Soma, Mínimo, Máximo, Média, Hoje, Agora, Cont. Valores, Cont.Núm, Se, SomaSe, Cont.Se, ProcV, Subtotal; Funções aninhadas: SE com SE, SE com ProcV.
- Manipulando planilhas: Movendo ou copiando uma planilha; Trabalhando simultaneamente com diversas planilhas.
- Classificação e Filtros de dados: Classificando dados (Simples, Por várias ordens); Filtrando dados (Auto Filtro, Valores de Texto, Números, Data, Hora, Célula); Formatação Condicional; Consolidações.
- Gráficos e Minigráficos
Período:12/04/2021 a 05/05/2021
Aulas síncronas de participação obrigatória, das 10h às 11h (10 encontros síncronos obrigatórios):
Abril: 12, 14, 16, 19, 23, 26, 28 e 30
Maio: 03, 05
Aulas síncronas de participação eletiva (tira-dúvidas):13, 15, 22, 27 e 29/04.
CH total: 15 horas
Horário(s): 10h às 11h
Local: Sala de aula virtual a ser divulgada aos selecionados
Público-Alvo:Servidores técnicos e docentes que utilizam Excel em suas rotinas de trabalho
Pré-requisito: ter conhecimento básico de informática
Importante: Para a realização das atividades, é necessário que o servidor tenha acesso a um computador, não sendo possível realiza-las pelo celular.
Processo avaliativo: para obter aproveitamento do curso será necessária entrega de uma tarefa definida pelo ministrante, mais a participação em no mínimo 75% das aulas síncronas.
Competências Desenvolvidas:
Competência Técnica: De acordo com as atividades específicas desenvolvidas pelo servidor no seu local de trabalho.
Ministrante:Pedro Monteiro Nunes Junior
Vagas:18
Inscrições: até o dia05/04/2021(através do Portal do Servidor>serviços>agendamento>inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 06/04/2021no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações:
– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) em capacitações a distância, as frequências de participação serão extraídas da sala virtual utilizada, sem necessidade de assinatura do participante.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.