SELECIONADOS:
AKIE YOSHIOKA
ALÍCIA DORNELES DORNELLES
ANA CAROLINA OLIVEIRA DA COSTA
ANA PAULA GUERREIRO RODRIGUES
ANDERSON MENEZES PEREIRA
ANDREIA RIBEIRO DA SILVA
BIBIANA MAITÊ PETRY FERRAZ
BRUNA ARGENTA MODEL
Bruno Garcia Vinhola
Camila Neumaier Alves
CIBELE CHERON
Débora Thayane de Oliveira Lapa Gadret
Diógenes Cecchin Silveira
DIOGO PEIXOTO CORDOVA
Douglas Kazutoshi Sato
Eder John Scheid
EFENDY EMILIANO MALDONADO BRAVO
Eliane Cardoso Sales
FERNANDA LONGO
Fernando Amarilho Silveira
FLAVIA SCHWARZ FRANCESCHINI ZINANNI
Jhonatan Tyson Barros Azevedo
Juliana Goelzer
KAMILA SANTOS LOPES
LETICIA PREZZI FERNANDES
LETICIA STREHL
LISIANE BIZARRO ARAUJO
LUIS FERNANDO PARIZI
LUÍSIA FEICHAS ALVES
Mariana Bello Porciuncula
MARINA BELLAVER CORTE
MATEUS SARAIVA
NELSON GIRARDI NETO
Olivia Silva Nery
Patrícia do Amaral Borde Faria
Rafael Kretschmer
Regis Goulart Rosa
RENAN CAVALHEIRO LANGIE
Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho
RODRIGO DE AZEVEDO WEIMER
RODRIGO SABADIN FERREIRA
RUY DE ALMEIDA BARCELLOS
Samuel Thomas Jaenisch
SANDRA REGINA CELA
Sara Elis Bianchi
SERGIO ROBERTO TREIN
SIBILA FRANCINE TENGATEN BINOTTO
SILVIA DE OLIVEIRA KIST
TAMYRES FRANCIS CARVALHO FILGUEIRA
Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff
Teresa Sacchet
WILLIAM DA CONCEICAO RODRIGUES
SUPLENTES:
1. ANDERSON MENEZES PEREIRA
2. Diógenes Cecchin Silveira
3. KAMILA SANTOS LOPES
Nome da Ação de Aperfeiçoamento: Branquitude e educação das relações étnico-raciais (Turma 3)
Turma: 3
Modalidade: Presencial
Objetivos
- Conhecer a legislação que trata da ERER no Brasil.
- Refletir sobre as autoidentificações e as heteroidentificações étnico-raciais.
- Compreender a história das relações étnico-raciais em suas aproximações com as produções e rotinas acadêmicas.
- Entender o que é branquitude e como se manifesta em sociedades construídas sob o tripé escravização-racismo-capitalismo.
- Dialogar com relatos de experiências pessoais e/ou pesquisas no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais.
Conteúdo Programático:
- Legislação que trata da ERER.
- Autoidentificação; heteroidentificação e história das relações étnico-raciais no Brasil.
- Branquitude e Educação das Relações Étnico-Raciais.
- O que faço com tudo isso!?
Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Carga horária total: 4h
Local: Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) – sala 502 (Av. Ramiro Barcelos, 2600 – Campus Saúde)
Competência Desenvolvida:
Competência Transversal ao Serviço Público “Diversidade e Inclusão: Reconhecer e valorizar a diversidade de características, identidades, vivências e perspectivas de pessoas e grupos, criando ambientes de trabalho nos quais as pessoas sejam acolhidas em suas singularidades e contribuindo para a geração de serviços público.
Necessidade PDP 2025: Necessário aprofundamento nos conhecimentos a respeito da inclusão social I Políticas de inclusão I Legislação educacional e políticas públicas para o ensino superior, incluindo editais para seleção, aplicação de políticas afirmativas e de inclusão| Aprimorar o conhecimento em Pluralidade e Inclusão no Serviço Público. I Políticas e práticas de convivência
Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFRGS
Ministrante:
José Antônio dos Santos: Professor de ERER na Faculdade de Educação e diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS/PROREXT.
Vagas: 40
Inscrições: até o dia 11/09/2025 (através do Portal do Servidor > Geral> Catálogo de Serviços> serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 12/09/2025 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por e-mail.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para Aceleração da Progressão por Capacitação.
– Para docentes em estágio probatório é válido para o Eixo 3 “Dimensões relacionais na docência do ensino superior e da educação básica” (PAAP).
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.