SELECIONADOS:
ADRIANA EMERIM BORGES
ANELISE LINERA LUTT
ANGELA FERNANDES DA SILVA
ANGELA PERES PALU
Cláudio Kieffer Veiga
EVA PRISCILA VIEIRA DANN
FABIANA HITOMI TANABE
GESSICA YASMIN BATISTA BUENO
JANAÍNA DA ROSA LEAL
LUIS AMARO FREITAS
MILENE HEMANN MOREIRA
STÉFANI ALMEIDA SCHNEIDER
VITOR LINO ROLIM DA SILVA
Turma: 4
Modalidade: Presencial
Objetivo geral: Promover uma reflexão sobre a relação entre trabalho e saúde, identificando a interlocução entre a organização do trabalho e os modos de sofrimento.
Objetivos específicos:
- Criar um espaço de discussão coletiva sobre a saúde do trabalhador.
- Promover a construção de sentidos no trabalho.
- Analisar os aspectos da organização do trabalho que estão contribuindo para o adoecimento dos trabalhadores/as e as estratégias que constroem para resistirem a esse processo.
Conteúdo Programático:
- O conceito de saúde e de trabalho.
- Relação da saúde com os processos de trabalho;
- Sinais/sintomas de adoecimento no trabalho e estratégias para seu enfrentamento
Data(s): 31 de agosto de 2023
Horário(s): das 9h às 12h
Carga horária total: 3h
Local: Faculdade de Ciências Econômicas – sala 408 (Campus Centro)
Competências Desenvolvidas: Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida: conhecimentos sobre saúde do trabalhador, segurança do trabalhador ou preparação para a aposentadoria.
Necessidade PDP 2023: Promoção da Saúde Mental
Público-Alvo: Servidores técnico-administrativos em educação
Ministrantes:
Mariana Valls Atz: Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFRGS); Formação em Terapia Sistêmica Familiar, Individual e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA); Formação em Mediação de Conflitos Extrajudicial (Centro de Mediadores).
Ana Carolina Brondani: Psicóloga; Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
Ana Maria Jung de Andrade: Psicóloga; Mestre em Psicologia pela UFRGS.
Órgão Responsável pelo Treinamento: Divisão de Promoção à Saúde (DPS)/ Departamento de Atenção à Saúde (DAS)
Vagas: 15
Inscrições: até o dia 27/08/2023 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 28/08/2023 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações:
– Para técnicos administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. NÃO é válido para PAAP.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.
– Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) nas capacitações a distância, fique atento às orientações dos/as ministrantes sobre a forma de registro das frequências.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.