Cultura de prevenção contra incêndio

Detalhes

Data(s): 19/03/2020 e 20/03/2020
Horário(s): 9h às 12h
Local: Auditório SEAD (Campus do Vale)

EVENTO SUSPENSO

Turma: 1

 

Objetivos Gerais: Promover a cultura de proteção contra incêndio na UFRGS.

Objetivos Específicos:

– Discutir questões teóricas envolvendo proteção contra fogo em diferentes ambientes e na Universidade;

– Discutir casos práticos de prevenção e de combate a incêndios em diferentes ambientes e na UFRGS;

– Realizar atividades práticas de treinamento contra incêndio, como manuseio de extintores e construção e entendimento de rotas de fuga.

 

Conteúdo Programático:

Data/horário Temática Ministrante
– 19/03/2020, das 9h às 12h: ações realizadas na UFRGS na busca da prevenção contra incêndio, e breve treinamento teórico-prático sobre prevenção contra incêndio.
19/03/2020, das 9h às 10h30 Atuação do SOPI na UFRGS Flora Goulart
19/03/2020, das 10h30 às 12h Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndio – Capacitação teórica e prática para atender de forma imediata princípios de incêndio Ricardo Soares
– 20/03/2020, das 9h às 12h: questões gerais sobre a cultura de prevenção contra incêndio e o caso da Boate Kiss;
20/03/2020, das 09h às 10h30 Segurança contra Incêndio no Brasil e Projeto “Educar para Prevenir” Ângela Graeff
20/03/2020, das 10h30 às 12h Experiência como sobrevivente do incêndio na Boate Kiss Emanuel Pastle

 

Competências Desenvolvidas:

Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida: conhecimentos sobre saúde do trabalhador, segurança do trabalhador ou preparação para a aposentadoria.

Competência Governamental “Visão Sistêmica”: Ser capaz de perceber a interação e a interdependência das diferentes unidades e setores que compõem a estrutura universitária e a sua relação com a sociedade.

Competência Institucional “Gestão eficiente”: Ser capaz de promover a melhoria contínua dos processos de trabalho, visando a sua otimização, à gestão eficiente de recursos e à transparência.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnicos da UFRGS

 

Ministrantes:

Ângela Graeff – Possui graduação em Engenharia Civil (2004) e mestrado em Estruturas (2007) pela UFRGS; doutorado em Estruturas (2011) pela Universidade de Sheffield (Inglaterra) e pós-doutorado pela UFRGS. É professora adjunta do Dept° de Eng. Civil, atual Coordenadora do Curso de Eng. Civil e Coordenadora do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança contra Incêndio, todos na UFRGS.

Emanuel Pastle – Possui graduação em engª de Mineração e Minas (2016) pela UFRGS; especialização em eng° de Seg. no Trabalho (2019) pela ULBRA. Diretor do Det° de Proteção Passiva contra Incêndio da Supernova Prevenção de Incêndio Ltda (2017 – 2020). Atualmente atua como engenheiro de suporte técnico na Specifield Tecnologies, Inc. – STI Firestop.

Flora Goulart – Possui graduação em engenharia civil (2008) pela UFRGS com experiência em projetos de prevenção contra incêndio. Atualmente exerce a função de chefe do Setor de Orçamentos e Prevenção contra Incêndio (SOPI) da SUINFRA/UFRGS.

Ricardo Soares Garcia: é Técnico de Segurança do Trabalho na Santa Casa de Porto alegre; Possui especialização na NFPA 1041 – Técnicas e Métodos de ensino de Prevenção e combate a emergências; Bombeiro Profissional Civil há 25anos com experiência na segurança contra incêndio e grandes eventos.

 

Data(s): 19/03 e 20/03

Horário(s): 9h às 12h

Carga Horária: 6h

Local: Auditório SEAD (Campus do Vale)

Vagas UFRGS: 120

Vagas UFCSPA: 30

 

Inscrições: até o dia 12/03/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 13/03/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize