Estratégias de cuidado à saúde mental discente em contexto universitário: Uma formação ligada ao Programa Saber Viver (turma 11)

Estratégias de cuidado à saúde mental discente em contexto universitário: Uma formação ligada ao Programa Saber Viver (turma 11)

ATIVIDADE CANCELADA

 

Turma: 11

Modalidade: Híbrido (encontros presenciais e atividades a distância assíncronas)

Objetivo geral: Fornecer subsídios para o cuidado em saúde mental discente na Universidade.

Objetivos específicos:

  • Fornecer subsídios para o cuidado em saúde mental dos estudantes.
  • Formar servidores com habilidades de identificar vulnerabilidades psicossociais e prestar os primeiros cuidados em saúde mental para os estudantes.

Conteúdo Programático:

  • Breve apresentação das palestrantes e dos participantes;
  • Saúde mental e especificidades dos estudantes universitários;
  • Noções de Psicopatologia e fatores de risco e proteção;
  • Identificação/Sinais de alerta de sofrimento;
  • Como auxiliar? Introdução aos primeiros cuidados psicológicos;
  • Onde buscar ajuda?
  • Espaço para discussão.

Período de realização do curso: 03 de dezembro a 18 de dezembro de 2025

Data do encontro presencial: 03 de dezembro de 2025

Horário: das 9h às 12h e das 13h30-17h

Local/Plataforma:

●     Encontro presencial no dia 03/12/2025: Campus Centro – local a definir

●     Atividades assíncronas: Moodle Colaboração

Carga horária total: 12 horas (6h30min presenciais e 5h30min a distância – atividades assíncronas)

ATENÇÃO: Para fins de aproveitamento da carga horária do curso, é necessária a participação no encontro presencial (manhã e tarde) e realização das atividades propostas no Moodle Colaboração.

Vagas: 40

Competências Desenvolvidas:

Competência Governamental “Atendimento ao Público”: Ser capaz de atender, com presteza e cordialidade, as demandas apresentadas pelos usuários.

Competência de Ensino “Políticas estudantis”: Conhecer a política estudantil de acesso e permanência da Universidade, considerando-a na sua prática docente.

Necessidade PDP 2025: Promover para si e demais membros da equipe o autocuidado em saúde mental, desenvolver habilidade básicas para detecção e prevenção. Conhecer e aplicar estratégias de promoção de saúde mental para discentes e servidores.

Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFRGS, preferencialmente aqueles que exerçam suas atividades de trabalho junto aos discentes.

Ministrantes:

Raul Oliveira Jung: Psicólogo na DPSD/PRAE/UFRGS. Mestre (2021) em Psicanálise: Clínica e Cultura.

Grace Vali Freitag Tanikado: Psicóloga na DPSD/PRAE/UFRGS. Doutora (2015) e Mestra (2010) em Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Especialista (2023) em Terapia Sistêmica de Família, Casal e Indivíduo/CEFI

Luciana Francisca de Oliveira: Psicóloga na DPSD/PRAE/UFRGS. Licenciada em Psicologia/UFRGS. Especialista em Saúde Mental Coletiva/Escola de Saúde Pública/RS. Especialista em Direitos Humanos/ESMPU/UFRGS. Especialista em Psicologia Social/CRPRS. Mestre em Educação/UFRGS.

Órgão responsável pela formação: PRAE / UFRGS

Órgão promotor: EDUFRGS

 

Inscrições: até o dia 27/11/2025 (Através do Portal do servidor > Geral >Informações Funcionais > Solicitações > Inscrições em Ações de Aperfeiçoamento).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 28/11/2025 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para aceleração da progressão por capacitação.

– Para docentes em estágio probatório, é válido para o Eixo 3 – Dimensões Relacionais da Docência no Ensino Superior e na Educação Básica do PAAP.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. Nos casos de participação em encontro(s) síncrono(s) em capacitações a distância, as frequências de participação serão extraídas da sala virtual utilizada, sem necessidade de assinatura do participante.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de aceleração da progressão por capacitação e para docentes em estágio probatório (PAAP).