Organização e futuro profissional

Artigo | Estudante do terceiro ano do CAp, João Pedro Moreira Tavares relata os desafios do final do ensino médio e projeta sua vida no mercado de trabalho

*Foto: Flávio Dutra/JU

Com o dia 12 de dezembro se aproximando rapidamente, o fim do ano letivo no Colégio de Aplicação (CAp) sinaliza mais do que férias: é o fechamento de um ciclo essencial. O terceiro ano foi a linha de chegada de uma maratona, e o maior desafio, para mim, foi a arte de conciliar os estudos com a manutenção de uma vida pessoal saudável e equilibrada.

A pressão das provas e a incerteza do futuro geravam ansiedade, mas encontrei a chave em algo simples: a organização. Um vídeo sobre como a estrutura simplifica as tarefas funcionou como um ponto de virada. Percebi que a liberdade não vinha da falta de regras, mas da construção de um método. Adotei a criação de horários de estudos como uma rotina inegociável, separando com clareza o tempo para a vida acadêmica, a vida social e os momentos pessoais. Essa disciplina se tornou o antídoto eficaz contra o caos e a chave para gerenciar o estresse diário.

Se pudesse voltar no tempo e aconselhar o “eu” de um ano atrás, eu diria: “É melhor começar a estudar Filosofia e Biologia antes para não correr o risco de ter problemas.”. Lidar com as dificuldades nessas matérias ao longo do ano me ensinou sobre a importância de enfrentar os pontos fracos de frente e evitar que a preocupação se transforme em ansiedade desnecessária.

Agora, praticamente com o diploma em mãos, o foco está inteiramente no mercado de trabalho. Essa é uma escolha consciente, motivada pela busca imediata por experiência prática e pela construção de uma base profissional sólida.

Essa transição vem com uma dualidade de emoções. Por um lado, carrego o receio genuíno de como será ter uma vida muito mais responsável, com novas obrigações e decisões. Por outro, essa apreensão é rapidamente superada pela felicidade e expectativa de conquistar o meu primeiro emprego, de exercer minha autonomia e de iniciar a contribuição para a vida adulta.

O terceiro ano nos preparou para ir além das provas; ele foi um laboratório de autogestão. Aprendemos a priorizar e, acima de tudo, a nos organizar para ter tempo e propósito. Que venham dezembro e a chance de colocar em prática tudo o que aprendemos, com a satisfação de dar o primeiro grande passo no mercado de trabalho.


João Pedro Moreira Tavares é estudante do terceiro ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da UFRGS.


As opiniões expressas nos textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem o posicionamento editorial do JU ou da UFRGS.