Bem-vindo ao Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada da UFRGS. O objetivo deste manual é sanar as dúvidas mais comuns dos novos ingressantes do PPGMAp.

 

1. Sobre a UFRGS

 

Número de matrícula

Ao ingressar no Programa, caso ainda não tenha vínculo com a UFRGS, o aluno receberá um número de matrícula. Este número é a sua identificação na Universidade e com ele você acessa diversos serviços oferecidos (RU, biblioteca, wifi…).

Um dos principais usos desse número é o acesso ao Portal do Aluno, onde constam todas as informações referentes ao seu vínculo e atividades acadêmicas.

  • Para acessar o portal do aluno, entre no site da UFRGS > ALUNO > LOGIN.
  • Primeiro acesso: para aqueles que não possuem senha basta seguir os passos acima, clicar em “primeiro acesso” e acompanhar as instruções para criar uma senha. Os seus dados devem estar atualizados no Programa para conseguir fazer o primeiro acesso.

 

Carteirinha UFRGS

A carteirinha é o seu documento oficial de estudante da UFRGS, que possibilita o uso de diversos espaços da Universidade (por exemplo, retirada de livros na biblioteca e uso do RU). Nela constará seu número de matrícula, nome completo e foto.

  • A carteirinha é confeccionada por meio da TUAUFRGS.
  • Obs: A carteirinha não é válida como documento de estudante.

 

Restaurante Universitário

Com seu vínculo na UFRGS, você tem acesso aos Restaurantes Universitários mediante seu número de matrícula e o tíquete antecipado do Ru. O tíquete é solicitado por meio do Portal do Aluno (GERAL > GESTÃO > RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO > TÍQUETES RU). No Campus do Vale contamos com 2 RU’s: um localizado ao lado do prédio da Matemática (RU 3) e o outro perto da Informática (RU 6). O valor da refeição para alunos é de R$ 1,30.

 

Biblioteca

A Biblioteca da Matemática e Estatística está localizada no prédio 43.124 do Campus do Vale. Você pode retirar livros da biblioteca de posse da carteirinha.

  • O Portal SABI é a ferramenta online para verificar o acervo das bibliotecas da universidade bem como renovar os seus empréstimos.
  • A senha utilizada na biblioteca e no Portal SABI não é a mesma do portal do aluno, mas sim sua data de nascimento completa.

 

 

2. Sobre o Programa

 

LICC

Nosso programa conta com um laboratório/sala de estudos de livre uso para os alunos do PPG, provido de computadores, impressoras e armários.

  • Para entrar no laboratório basta solicitar a chave na secretaria.
  • Para acesso aos computadores é necessária uma login fornecida pelo nosso professor João Batista Carvalho.
  • Localização: sala 112 do prédio A – 43.111 (o mesmo da secretaria do PPG).

 

Laboratório Petrobrás

 

O Program conta ainda com um Laboratório criado a partir dos recursos de um projeto da Petrobrás. O laboratório conta com computadores e instrumentos para pesquisa específicas. O seu acesso se dá mediante autorização dos docentes responsáveis pelo Laboratório, após avaliação de um projeto cadastrado.

 

Prazos

Não perca os prazos importantes do Programa:

  • Projeto de mestrado e doutorado:  a homologação do projeto, assinado pelo orientador, deve ser realizada até o final do primeiro ano regular de curso.
  • Exame de conhecimentos (para o doutorado): o aluno deverá ser considerado aprovado no exame de conhecimentos até completar 15 meses de matrícula regular no curso.
  • Exame de qualificação (para o doutorado): até o final do terceiro ano regular do curso o aluno deverá ser aprovado no Exame.
  • Defesas: os alunos do Mestrado têm 24 meses para apresentarem suas Dissertações e os alunos de Doutorado têm 48 meses para defenderem suas Teses. Os documentos necessários para a realização das bancas devem ser entregues até 30 dias antes de sua realização.
  • Proficiência: o aluno do Mestrado deve obter proficiência em Língua Inglesa em até 12 meses de curso. Para o aluno de Doutorado, que deve ser proficiente em outra língua estrangeira além do Inglês, recomenda-se até o terceiro ano de curso.

► Todo o processo de proficiência é realizado pela CAPLLE (Comissão de Avaliação de Proficiência de Leitura em Línguas Estrangeiras) que fica no prédio administrativo do Instituto de Letras, no Campus do Vale.