UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA

RESOLUÇÃO

Nº 01/2018

A Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMAp) desta Universidade, em reunião de 17/12/2018, seguindo decisão registrada na ata de sua reunião nº 357,

RESOLVE

estabelecer as seguintes normas para a participação de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMAp).

Art. 1º – Aluno Especial é aquele que, não tendo vínculo ativo com o PPGMAp, queira assistir disciplinas isoladas do PPGMAp.

Art. 2º – Existem duas modalidades de Aluno Especial, a saber, Aluno Especial em período letivo regular e Aluno Especial em período letivo alternativo.

Art. 3º – O período total de vínculo de um aluno como Aluno Especial do PPGMAp não poderá ultrapassar 12 meses, somados todos os períodos de vínculo em período letivo regular e em período letivo alternativo.

Art. 4º – A candidatura a Aluno Especial dar-se-á através de inscrição em Processo Seletivo regulamentado por chamadas específicas para período letivo regular e período letivo alternativo.

Art. 5º – Pode candidatar-se a Aluno Especial em período letivo regular:

I – Qualquer estudante com vínculo ativo em Curso de Graduação de Instituição de Ensino Superior;

II – Qualquer profissional com Curso de Graduação completo, sem vínculo vigente como aluno da UFRGS, interessado em aperfeiçoar seus conhecimentos em Matemática.

Art. 6º – Um Aluno Especial em período letivo regular pode efetuar matrícula em no máximo duas disciplinas do PPGMAp, nesta condição.

§1º – Das duas disciplinas referidas no caput deste artigo, no máximo uma pode ser escolhida entre as disciplinas obrigatórias do Programa.

§2º – A matrícula como Aluno Especial em período letivo regular para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de que trata o Art. 4º será realizada conforme o calendário acadêmico divulgado no site do PPGMAp.

§3º – Ao Aluno Especial em período letivo regular é vedado o cancelamento de matrícula em disciplina.

Art. 7º – Alunos Especiais em período letivo regular serão avaliados pelos mesmos critérios que os alunos regulares do PPGMAp.

Art. 8º – Se o aluno vier a ser admitido posteriormente no PPGMAp, poderá pleitear à Comissão de Pós-Graduação o aproveitamento dos créditos das disciplinas em que foi aprovado anteriormente como Aluno Especial em período letivo regular, observados os prazos de validade dos créditos estabelecidos no Regimento Interno do Programa.

Art. 9º – Pode candidatar-se a Aluno Especial em período letivo alternativo:

I  –  Qualquer estudante com vínculo ativo em Curso de Graduação de Instituição de Ensino Superior;

II – Qualquer profissional com Curso de Graduação completo interessado em aperfeiçoar seus conhecimentos em Matemática.

Art. 10º – Um Aluno Especial em período letivo alternativo pode efetuar matrícula apenas nas disciplinas MAP9901 – Introdução à Análise Real e MAP9902 – Álgebra Linear, ou em outra disciplina criada especificamente para oferecimento em período letivo alternativo.

§1º – A matrícula como Aluno Especial em período letivo alternativo para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de que trata o Art. 4º será realizada conforme o calendário acadêmico divulgado no site do PPGMAp.

§2º – Ao Aluno Especial em período letivo alternativo é permitido o cancelamento de matrícula em disciplina.

Art. 11º – As disciplinas em período letivo alternativo não podem ser aproveitadas como disciplinas regulares dos cursos de Pós-Graduação do PPGMAp.

Art. 12º – Casos excepcionais e omissos serão analisados pela Comissão de Pós-Graduação do PPGMAp.

 

Porto Alegre, 17 de dezembro de 2018.

                                                          CARLOS HOPPEN

                                                                   Coordenador