Para a expedição de diploma de Mestre ou Doutor em Matemática Aplicada, devem ser seguidas as seguintes etapas:

 

A) Homologação do Grau de Mestre/Título de Doutor;

B) Registro da Dissertação/Tese no Sistema de Bibliotecas da UFRGS;

C) Expedição do diploma;

 

A) HOMOLOGAÇÃO DO GRAU DE MESTRE OU TÍTULO DE DOUTOR:

  1.  Após a apresentação da Dissertação de Mestrado ou defesa de Tese de Doutorado, o aluno tem o prazo de 60 dias (mestrado) ou 90 dias (doutorado) para submeter a versão final do trabalho de conclusão às correções sugeridas pela banca examinadora e solicitar a homologação do grau ou título para o Programa. Para a homologação, o aluno deve enviar por e-mail o versão final da dissertação ou tese e entregar fisicamente na Secretaria a Declaração de Homologação assinada pelo Orientador (anexo I).
  2. De posse da versão final, a Comissão de Pós-Graduação homologa o grau de Mestre ou o título de Doutor do aluno.

 

B) REGISTRO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS:

  1. Assine e entregue pessoalmente o formulário “Termo de Autorização para Disponibilidade de Tese, Dissertação ou TCM na Biblioteca Digital da UFRGS” (anexo II), junto com 01 cópia eletrônica em formato PDF (Pendrive ou CD), à Biblioteca da Matemática e Estatística (Prédio 43.124). A segunda cópia do anexo II, assinado e carimbado por um funcionário da Biblioteca, deverá ser entregue na Secretaria do PPGMAp.
  2. Enviar obrigatoriamente para o e-mail da Secretaria do PPGMAp (ppgmap@mat.ufrgs.br) o Formulário de Cadastro de Trabalho de Conclusão (anexo III) e em formato PDF o arquivo final e completo do trabalho de conclusão. O anexo III deverá ser preenchido em sua totalidade e enviado em Excel.

 

C) EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA:

Somente após a finalização das etapas A e B, o processo de expedição do diploma será realizado através de solicitação no Portal do Aluno.

Como solicitar diploma:

  1. Acesse o Portal do Aluno (www.ufrgs.br/ufrgs/aluno): Aba GERAL > CATÁLOGO DE SERVIÇOS > ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO > ALUNO STRICTO SENSU > SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA
  2. Preencha o formulário e anexe os seguintes documentos (em JPG/JPEG):
  • Cópia do RG ou de Certidão de Nascimento (o documento deve obrigatoriamente conter a data e local de nascimento do aluno);
  • Cópia do diploma de graduação (frente e verso)
  • Ao anexar os arquivos acima evite usar acentos e/ou caracteres especiais em seus respectivos nomes.
  • Após clicar no botão “SALVAR”, a solicitação será salva e enviada com os dados informados e documentos anexados. Um aviso informando que a solicitação foi realizada com sucesso surgirá na tela
  • A expedição do diploma poderá ser acompanhada através da opção “Acompanhamento de Diploma” seguindo o caminho Portal do Aluno > Aba GERAL > CATÁLOGO DE SERVIÇOS > ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO > ALUNO > ALUNO STRICTO SENSU.
  • O diploma deve ser retirado na TUAUFRGS após a mudança do status para “Assinado e disponível para o Diplomado” na opção “Acompanhamento de Diploma”. A TUAUFRGS está localizada no Campus Central, na Rua Luis Englert, 1 – Anexo I -Bairro Farroupilha. Informações pelo fone: 3308-2000 ou mais informações aqui.