Orientador

Mestrado

Para os alunos do Curso de Mestrado, o orientador deve ser definido, no máximo, em até um ano após o ingresso no Programa. A solicitação de cadastro do orientador deve feita por meio do formulário de Projeto de Dissertação (anexando o projeto de dissertação ao documento) e será analisado pela Comissão de Pós-Graduação. O formulário está disponível aqui.

Doutorado

Para os alunos do Curso de Doutorado, o orientador deve ser definido, no máximo, em até um ano após o ingresso no Programa. A solicitação de cadastro do orientador deve feita por meio do formulário de Projeto de Tese (não sendo necessário anexar o projeto, já avaliado no momento do processo seletivo) e será analisado pela Comissão de Pós-Graduação. O formulário está disponível aqui.

 

Coorientador

Prazos:

De acordo com o Art. nº2 da Resolução nº 084/2006 da Câmara de Pós-Graduação, o prazo máximo para designação e registro de coorientador será:

a) de até 15 (quinze) meses contados a partir do ingresso do aluno de mestrado ou mestrado profissional;
b) de até 30 (trinta) meses contados a partir do ingresso do aluno de doutorado.

 

Etapas de cadastro de coorientador:

 

Se interno à UFRGS:

1. O(a) orientador(a) deve entregar uma solicitação formal à Comissão de Pós-Graduação em formato de escrita livre destacando a relevância do pedido, a pertinência e a complementariedade da coorientação e o vinculo da pesquisa do docente convidado com o projeto do aluno a ser coorientado. Além disso, na solicitação deve constar o período exato da coorientação.

2. Após aprovação pela Comissão de Pós-Graduação, os seguintes documentos devem ser entregues na Secretaria do PPG:

  • Carta convite do orientador para o coorientador;
  • Carta de aceite do coorientador.

3. Após envio dos documentos, a solicitação de cadastramento de coorientador deve ser aprovada pela Câmara de Pós-Graduação  para, posteriormente, ser registrada no sistema. Os mesmos critérios valem para docentes do próprio Programa que não são credenciados para Orientação de Doutorado.

 

Se externo à UFRGS:

1. O(a) orientador(a) deve entregar uma solicitação formal à Comissão de Pós-Graduação em formato de escrita livre destacando a relevância do pedido, a pertinência e a complementariedade da coorientação e o vinculo da pesquisa do docente convidado com o projeto do aluno a ser coorientado. Além disso, na solicitação deve constar o período da coorientação.

2. Após aprovação pela Comissão de Pós-Graduação, os seguintes documentos devem ser entregues na Secretaria do PPG:

  • Carta convite do orientador para o coorientador;
  • Carta de aceite do coorientador;
  • Declaração da chefia imediata do coorientador autorizando sua atuação como coorientador do aluno no PPG;
  • Anexo 6 preenchido e assinado.

3. Após envio dos documentos, a solicitação de cadastramento de coorientador deve ser aprovada pela Câmara de Pós-Graduação  para, posteriormente, ser registrada no sistema.