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Computação Científica - Um Livro Colaborativo

Computação Científica em Linguagem C
Um Livro Colaborativo


19 de agosto de 2020

Organizadores
Colaboradores
Licença
Nota dos organizadores
Prefácio
1 Introdução à programação científica em linguagem C
 1.1 Linguagem C
 1.2 Hello, world!
 1.3 Inserção de comentários
 1.4 Variáveis
 1.5 Scanf
 1.6 A biblioteca math.h
 1.7 Operações entre inteiros e reais
 1.8 Operadores relacionais
 1.9 Exercícios
2 Testes, condições e laços
 2.1 if-else
 2.2 Operadores Lógicos
 2.3 switch
 2.4 While
 2.5 For
 2.6 Exercícios
3 Funções
 3.1 Funções
 3.2 Problemas
 3.3 Protótipo
 3.4 Exercícios
4 Vetores e matrizes
 4.1 Vetores
 4.2 Matrizes
 4.3 Problemas
 4.4 Exercícios
5 Ponteiros
 5.1 Endereços
 5.2 Ponteiros
 5.3 Incremento e decremento de ponteiros
 5.4 Ponteiros - acesso aos elementos de um vetor
 5.5 Exercícios
6 Passagem de parâmetros
 6.1 Passagem de vetores para função
 6.2 Passagem de parâmetros
 6.3 Problemas
 6.4 Passagem de parâmetros na linha de comando
 6.5 Recursão
 6.6 Passagem de ponteiro para função
 6.7 Exercícios
7 Strings
 7.1 Strings
 7.2 Exercícios
8 Arquivos
 8.1 Escrevendo em arquivo o conteúdo da tela
 8.2 Abertura e Fechamento de arquivos
 8.3 Leitura e escrita de arquivos texto
 8.4 Leitura e escrita de arquivos binários
 8.5 Acesso direto e acesso sequencial
 8.6 Exercícios
9 Estruturas
 9.1 Estruturas
 9.2 Passagem de estrutura para funções
 9.3 Problemas
 9.4 Exercícios
10 Alocação dinâmica de memória
 10.1 Alocação dinâmica de memória
 10.2 Exercícios
11 Macros e pré-processamento
 11.1 Macros
 11.2 Compilação condicional
 11.3 assert()
 11.4 Exercícios
12 Variáveis globais, divisão do código e outros aspectos
 12.1 Divisão do código em vários arquivos
 12.2 Makefile
 12.3 Variáveis globais
 12.4 time
 12.5 Constante
 12.6 Exercícios
13 Bibliotecas de computação científica
 13.1 GSL - quadraturas
 13.2 Problema de transporte
 13.3 GSL - matrizes e vetores
 13.4 GSL - álgebra linear
 13.5 Exercícios
14 Introdução à programação orientada a objetos
 14.1 Classes e objetos
 14.2 Variáveis e métodos privados
 14.3 Método construtor
 14.4 Ponteiros para objetos
Referências Bibliográficas

Creative Commons License Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC-BY-SA 3.0). Página gerada em 19/8/2020 às 17:33:16.

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