Temática 2021

Conectando vidas, construindo conhecimento

Conhecimento para salvar vidas, para melhorar o mundo; conhecimento para aproximar as pessoas, para fazer sorrir e para fazer pensar. O conhecimento vem transformando a humanidade desde que temos registros da sua existência, e, nesse momento em que o mundo todo enfrenta uma pandemia, mais ainda se tornou evidente o quanto precisamos dele e o quanto ele só é possível a partir das conexões que fazemos e através da aproximação, presencial ou virtual, com os outros.

Esta é a proposta do Salão UFRGS 2021: um espaço de integração! Um passo a mais para aproximar as pessoas e os conhecimentos construídos na Universidade. Um momento para conectar toda a nossa comunidade acadêmica com os seus saberes próprios e dos demais que circulam por toda a sociedade.

As novas formas de comunicação, potencializadas pelas tecnologias digitais e evidenciadas durante esse período tão atípico em nossas vidas, demonstram que sempre há modos de dialogar e aprender em conjunto, que barreiras de tempo e de espaço podem ser superadas. Além disso, evidenciam que as universidades, com seu compromisso social e científico, constituem parte fundamental de uma engrenagem que só faz sentido se pensar o bem-estar de todos e de cada um.

Para demonstrar tudo o que fazemos, enquanto instituição pública de ensino, de pesquisa e de extensão, estaremos realizando, pelo segundo ano, um Salão UFRGS totalmente virtual. Em breve, poderemos participar das atividades de seis grandes eventos simultâneos – o 17.º Salão de Ensino, o 33.º Salão de Iniciação Científica, o 22.º Salão de Extensão, a 11.ª Finova, o 8.º Salão Edufrgs e o 16.º UFRGS Jovem. Todos eles preparados com muito carinho por equipes que acreditam na importância de compartilhar a imensurável grandeza dessa nossa Universidade, construída por mãos e por mentes que acreditam no poder de transformação do conhecimento.

O conhecimento transforma os cidadãos que, inseridos na sociedade, ajudam a construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. Que cada um e cada uma de nós consiga ensinar e aprender a partir da sensibilidade que nos conecta e da generosidade que nos torna capazes de fazer a diferença.

Carlos André Bulhões Mendes
Reitor da UFRGS

Patricia Pranke
Coordenadora do Salão UFRGS 2021
Vice-Reitora e Pró-Reitora de Coordenação Acadêmica


Leia mais:
Conheça a Temática 2020.