No dia 22 de abril, segunda-feira, a Sala Redenção – Cinema Universitário completa 37 anos de existência. Para celebrar o seu aniversário, o cinema da UFRGS apresenta duas sessões especiais, seguidas de conversa, às 16h e às 19h.
Na sessão das 16h, a Sala Redenção exibe “Amanhã” (2024). Dirigido por Marcos Pimentel, o filme retrata os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea. A partir de imagens gravadas em 2002, o documentário conta a história de três crianças de universos sociais diferentes (de um lado, dois residentes de uma favela; do outro, um morador de um bairro de classe média alta). Vinte anos depois, em 2022, o objetivo do cineasta é reencontrar as crianças e entender sua realidade atual. Após a exibição de “Amanhã” (2024), os professores da UFRGS Clarice Misoczky de Oliveira e Vitor Queiroz conversam com o público e refletem sobre a obra.
Para a sessão das 19h, o cinema da UFRGS apresenta “A Transformação de Canuto” (2023), dirigido por Ernesto de Carvalho e pelo cineasta Mbyá-Guarani Ariel Kuaray Ortega. O longa aborda a lenda de Canuto, um homem que se transformou em onça e depois morreu tragicamente em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani. A exibição de “A Transformação de Canuto” também comemora o Dia dos Povos Indígenas, celebrado no Brasil em 19 de abril. Após a projeção, a Sala Redenção promove um bate-papo com os dois diretores do filme. A conversa conta ainda com a participação de Bruno Huyer (produção e câmera do filme), Ana Letícia Meira (idealizadora e produtora do Tela Indígena) e um representante do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS.
As sessões têm entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no Campus Centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. A programação tem o apoio da Descoloniza Filmes, do projeto Vídeo nas Aldeias e do Tela Indígena.
PROGRAMAÇÃO:
Crianças de universos sociais completamente diferentes se cruzaram em 2002 em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.
22 de abril | segunda-feira | 16h + conversa com Clarice Misoczky de Oliveira e Vitor Queiroz
Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que muitos anos atrás sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Mas, mais importante, quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?
22 de abril | segunda-feira | 19h + conversa com Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho (online), Bruno Huyer, Ana Letícia Meira e representante do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS