Pianista basca Garazi Goñi realiza recital gratuito no Centro Cultural

Musicista se apresenta no próximo dia 25 de agosto, às 12h30, no Espaço Figueira

15 de agosto de 2025 às 14:50
Garazi Goñi integrou a Orquestra Sinfônica de Bilbao e a Orquestra Sinfônica de Navarra - Fotos: Bruna Fraga | Divulgação

Na edição de agosto, o projeto Solo Piano recebe Garazi Goñi para seu recital de estreia em Porto Alegre. A apresentação acontece no dia 25, às 12h30, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS, com entrada franca. 

Natural do País Basco, Garazi Goñi é graduada em Música pela Escola Superior de Música da Catalunha, mestra pelo Centro Superior Katarina Gurska, em Madri, e doutoranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS. Sua trajetória profissional abrange atuações como solista, integrante de formações de música de câmara e pianista acompanhadora. Foi laureada em concursos como o Jovens Músicos do País Basco e o Concurso Internacional de Piano de San Sebastián e colaborou com a Orquestra Sinfônica de Bilbao e a Orquestra Sinfônica de Navarra.

O programa do recital no projeto Solo Piano traz “Dança do índio branco”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), primeira peça brasileira interpretada pela musicista, ainda durante a graduação em Barcelona. “Minha professora tinha uma estreita relação com o pianista brasileiro Luiz de Moura Castro, e foram eles que me apresentaram essa música, sem que eu soubesse que, anos mais tarde, acabaria vindo estudar no Brasil”, conta Garazi.

Complementam o repertório a “Sonata op. 31 nº 3”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e três sonatas de Domenico Scarlatti (1685-1757): “Si menor, K. 27”; “Ré menor, K. 32”; e “Ré maior, K. 429”. A pianista comenta que Scarlatti escreveu mais de 500 sonatas, originalmente para cravo, mas que soam maravilhosamente bem no piano moderno. “É interessante observar como ele mistura o estilo italiano com influências ibéricas, como as do violão flamenco, fruto de sua vida na corte espanhola. É como se as sonatas dançassem entre a música da corte e a rua”, assinala. 

O projeto Solo Piano é uma parceria entre o Centro Cultural da UFRGS e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes, com curadoria do professor Ney Fialkow. Consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês. A iniciativa tem apoio da Person Pianos e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

O Centro Cultural da UFRGS está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, Campus Centro.

Programa

Domenico Scarlatti (1685-1757)
Três sonatas 
Si menor, K. 27
Ré menor, K. 32
Ré maior, K. 429

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata op. 31 nº 3
I. Allegro
II. Scherzo. Allegretto vivace
III. Menuetto. Moderato e grazioso
IV. Presto con fuoco

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Dança do índio branco (do Ciclo Brasileiro)

Acessar o conteúdo