Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados promove evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

Evento acontecerá nos dias 18 e 25 de novembro, na sede do Ilea

12 de novembro de 2025 às 11:52

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, nos dias 18 e 25 de novembro, às 14h, o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) apresenta e convida para o “Vivências negras no sul do Brasil”, dois encontros com apresentação de documentários e debates sobre a cena cultural afro-brasileira.

O evento contará com a participação de Francisca Dias (Rainha Ginga) e Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior, no dia 18, para debate com o público sobre a exibição do curta-documental “Osório e o Maçambique – História de fé, cultura e identidade afro‑brasileira”. No segundo dia, será realizada a exibição de “Mestre Paraquedas: um griô no samba”, com a presença de Sérgio Valentim e do próprio Mestre Paraquedas, o artista Eugênio Silva de Alencar, para conversar com o público.

Com a curadoria do professor do Departamento de História José Rivair Macedo, a atividade não necessita de inscrição prévia e promoverá dois dias de imersão, diálogo e vivência cultural.

O Ilea está situado na Av. Bento Gonçalves, 9500, Campus do Vale (Prédio 43322).

Acessar o conteúdo