A reitora da UFRGS Marcia Barbosa designou na tarde de hoje, 6 de março, a Comissão de Assessoramento para Criação e Instalação do Campus Serra da UFRGS. A Portaria n. 1960/2025 designa os seguintes integrantes para compor a comissão: Maria Beatriz Luce, Fabian Scholze Domingues, Gabriela Musse Branco, Hector de Oliveira Vieira, Helgio Henrique Trindade, Irma Antonieta Bueno, Liane Ludwig Loder, Marcela Duarte, Nara Maria Magalhães.
De acordo com a portaria de designação, as atribuições da comissão estão previstas na Portaria 460, de 15 de janeiro de 2025. O grupo assessora a Reitoria em todas as atividades necessárias para a elaboração da proposta específica de criação e instalação de futuro campus na cidade de Caxias do Sul, que será submetida ao Conselho Universitário (Consun). Para isso, deve realizar e propor estudos, pesquisa e avaliações técnicas da criação e instalação do Campus Caxias do Sul, assim como sobre o impacto e interesse institucional da extensão. A comissão deve considerar aspectos acadêmicos, pedagógicos e regulatórios, além de apoiar a Reitoria na interlocução com a comunidade sede do campus e com o Ministério da Educação, bem como com os demais entes governamentais envolvidos.
São, ainda, atribuições da Comissão de Assessoramento, em apoio à Reitoria, a formulação do planejamento e a condução de articulação institucional interna para a criação e implementação do Campus Caxias do Sul e a elaboração de eventual proposta que será remetida ao Consun.
Fica por conta da professora Maria Beatriz Luce a presidência dos trabalhos, cujo prazo para a conclusão é de 60 dias.