Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Lançada a campanha #inovaçãoUFRGS

Lançada a campanha #inovaçãoUFRGS

A proposta é ampliar e divulgar os impactos e potencialidades das ações de inovação e empreendedorismo desenvolvidas pela Universidade
19/12/2017 18:00

Galeria de imagens

Em cerimônia realizada na sala II do Salão de Atos da Reitoria, nesta terça-feira, dia 19, foi lançada oficialmente a campanha #inovaçãoUFRGS. A ação tem como objetivos principais estimular o potencial inovador e empreendedor de todas as unidades da Universidade e reforçar a imagem da UFRGS como instituição empreendedora e inovadora. Para isso, faz um desafio a todos os setores da Universidade para que promovam, no decorrer de 2018, ao menos uma atividade semestral ligada à inovação e ao empreendedorismo. A promoção e divulgação dessas ações podem ser identificadas com a marca #inovaçãoUFRGS.

Durante a apresentação, o pró-reitor de Pesquisa, Luís Lamb, colocou que essa é uma campanha inclusiva. Ela visa acolher da mesma forma ações em nanotecnologia, empreendimentos sociais e sustentáveis e demais áreas transformadoras de conhecimento. “A ação busca ter impacto regional e contribuir para o desenvolvimento da região e também do país”, afirmou. A vice-reitora, Jane Tutikian, ressaltou que a Universidade tem uma característica muito própria: “sabemos estabelecer o diálogo entre a tradição e a inovação, o que caracteriza a UFRGS como uma universidade inovadora e empreendedora, de modo a permitir a constante conversa entre o presente o futuro".

Vídeo integrante das ações de promoção da campanha #inovaçãoUFRGS

 

O reitor Rui Vicente Oppermann definiu o lançamento da #inovaçãoUFRGS como um momento histórico para a Universidade. “Colocamos no mapa da UFRGS a inovação como uma política assumida pela instituição”, afirmou. Ainda assinalou que a ação é um compromisso com a toda a sociedade, pois destina-se a transferir conhecimento gerado na UFRGS para melhor a qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento econômico. No final, destacou que será necessário criar uma cultura da inovação dentro da Universidade e que, para o sucesso da campanha, é fundamental o engajamento de toda a comunidade da Universidade.

Após o lançamento da #inovaçãoUFRGS, ocorreu o painel A inovação na Universidade. Proferiram conferência o professor Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS; Newton Braga Rosa, Professor aposentado do Instituto de Informática da UFRGS e José César Martins, fundador da Paradoxa - aceleradora de negócios inovadores.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no Portal da Inovação, que o principal canal de divulgação e repositório das atividades promovidas. A campanha é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC), do Gabinete do Reitor, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, do Parque Científico e Tecnológico (ZENIT) e da Secretária de Comunicação Social.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000