Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisadora das Artes Cênicas investiga práticas para uma cena acessível

Pesquisadora das Artes Cênicas investiga práticas para uma cena acessível

Ciência 1080 traz entrevista com Marcia Berselli autora da pesquisa "Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível"
30/03/2022 09:10

Arte e acessibilidade é o mote da pesquisa de Marcia Berselli, intitulada "Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível". A partir da observação de grupos que incluem pessoas com e sem deficiência, a pesquisadora buscou por práticas cênicas que possibilitem a interação desses artistas, e para que atuem como agentes efetivos de criação artística.

 

A tese de doutorado foi apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes. Em entrevista ao Ciência 1080, Márcia conta como realizou a pesquisa, fala da necessidade de transgressão da construção social da deficiência a aponta alguns princípios e práticas para uma cena acessível. Também comenta do "Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade", originado a partir de sua pesquisa, projeto que ela desenvolve hoje como docente da Universidade Federal de Santa Maria.

 

O Ciência 1080, espaço do Jornal da UFRGS que aborda as pesquisas realizadas na Universidades e suas contribuições para a sociedade, pode ser acessado no player abaixo. Esta e outras edições estão disponíveis no site da Rádio da Universidade, no Lúmina Podcasts e nas principais plataformas de áudio. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros.

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000