Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias "Políticas de equidade em saúde e enfrentamento de violências" é o novo curso no Lúmina

"Políticas de equidade em saúde e enfrentamento de violências" é o novo curso no Lúmina

02/06/2020 13:10

Reconhecer as iniquidades em saúde que atingem as diferentes populações e a importância da efetivação das políticas de equidade para a garantia de melhores condições de saúde a todos os cidadãos é a proposta do novo curso disponível na plataforma Lúmina. Com uma carga horária de 75 horas, "Políticas de equidade em saúde e enfrentamento de violência" ajuda os participantes a compreenderem a concepção das políticas de equidade no Sistema Único de Saúde e a maneira como elas se articulam no cotidiano de todos.

Ao longo dos sete módulos, serão tratados temas como a política nacional da saúde da população negra, dos povos indígenas, da população LGBT e das pessoas em situação de rua. As políticas de atenção aos povos ciganos, aos povos do campo, das florestas e águas e outros tópicos em relação a migrantes, apátridas e refugiados também serão abordados. O último módulo pretende estimular a reflexão sobre as possibilidades de enfrentamento das violências no cotidiano dos serviços de saúde.

O curso é gratuito e pode ser realizado por qualquer interessado na plataforma Lúmina. Os coordenadores são os professores Daniel Canavese, da Escola de Enfermagem da UFRGS, e Maurício Polidoro, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

A capacitação é uma parceria interinstitucional do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o apoio da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Ministério da Saúde, pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

 

Confira o vídeo de apresentação do curso:

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000